A diversidade de opiniões é a melhor das características em qualquer área do conhecimento, gera discussões, fomenta a concorrência e dá ânimo as pessoas a darem de si sempre o melhor. E é graças a essa diversidade que vemos hoje, no âmbito do computação, e principalmente no mercado de software que, em geral, existem dois grandes perfis de usuários: Defensores do Open Source, Defensores do Software Proprietário.

Sim, essa é uma discussão há muito já debatida. No entanto, a disputa entre os dois polos vem se acirrando muito no último ano. O Open Source, tendo o Linux como carro-chefe, vem ganhando espaço na mídia e nos computadores das pessoas  graças a um divulgação intensa. O que leva ao surgimento de um sub-debate dentro desta questão, o debate acerca do 'processo de migração entre Sistemas Operacionais'.

Quais facilidades e dificuldades encontramos ao migrar, por exemplo, de um Windows para um Ubuntu? De um IE para um Firefox? De um Microsoft Office para um BrOffice?

Pois bem, semana passada foi lançado na internet um BLOG entitulado 'O Diário da Nave Linux'[1], neste BLOG são relatadas as experiências e impressões de um usuário totalmente moldado pelo mercado proprietário tentando a migração para o modelo open source. O autor do blog, Ciniro Nametala (codinome 'Bill'), satiriza e crítica de forma bem humorada com crônicas e textos os problemas que tem enfrentado e as descobertas que tem feito. O objetivo do BLOG é deixar para a posteridade o relato de um caso de sucesso ou fracasso neste processo de migração. O BLOG ainda traz os comentários do colaborar Wanderson Santiago(codinome 'Wasare'), usuário Linux a mais de 10 anos e que faz o papel de advogado no BLOG.

Vale a pena conferir, acompanhar, comentar e torcer para que 'Bill' resolva de vez ser mudar para o 'Planeta Software Livre'.

[1]http://diariodanavelinux.net