Dicas.NET - As duas formas de utilização dos Themas

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja nesta dica, como tirar o máximo de vantagens dos Themas, templetas que padronizam o design do seu projeto.

 

As duas formas de utilização dos Themas

Os temas são um novo e poderoso recurso do .NET 2.0. Agora podemos definir layouts padrões para todo o site utilizando webControls como modelo e não apenas tags HTML como era feito no CSS. Assim podemos definir o layout de todas as gridviews e detailviews do site, permitindo inclusive que o usuário altere o layout dinamicamente.

 Mas isso é apenas parte dos recursos dos temas. Os temas nos permitem definir padrões de funcionalidades para os objetos, como pode exemplo definir a paginação como padrão para as gridviews, traduzir os botões do detailsview, etc. 

 

 Para que possamos trabalhar corretamente com todos esses recursos é muito importante que observemos 2 propriedades diferentes para a aplicação dos temas. A aplicação dos temas nas páginas é feita através de 2 propriedades. Devemos escolher qual das duas utilizaremos para aplicar o tema. Veja:

 

Theme: Com esta propriedade o tema é imposto de forma absoluta. As configurações do tema substituem todas as configurações feitas de forma específica na página. Isso é bom para design, pois se por descuido alguem definir uma cor ou um tipo de letra no webcontrol de uma página, isso será sobreposto e garantirá a aplicação do tema. Mas não funciona para funcionalidades. Se no tema definirmos uma coluna de botões para a grid e aplicarmos através desta propriedade, a definição de colunas do tema substituirá as colunas da grid, exibindo unicamente a coluna de botões.

 

StyleSheetTheme: Com o uso desta propriedade o tema é aplicado em uma organização semelhante ao CSS, isso permite que as informações definidas no tema sejam complementadas nas páginas. Apesar do nome, StyleSheet, esta propriedade é ideal para a definição de funcionalidades no tema. No exemplo da coluna de botões na grid, ela permitirá que cada grid das páginas defina suas próprias colunas de dados, tendo então um resultado satisfatório.

 

Estas duas propriedades podem ser utilizadas na tag@page ou na tag <page> no web.config.

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?