Dicas.NET - Refresh em listbox vinculada a um arrayList

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja nesta dica, como ter os dados atualizados em todos os controles visuais no form.

 

Refresh em listbox vinculada a um arrayList

Vincular objetos visuais a origens de dados é uma tarefa muito comum. Quando essas origens de dados, tal como datatable, são atualizadas, desejamos que os objetos visuais espelhem a atualização precisamente.

Porém, para que isso aconteça, é necessário que exista uma comunicação entre a origem de dados e os objetos visuais. A origem de dados deve avisar aos objetos visuais que foi atualizada.

Esse aviso é feito através da interface IBindingList. Esta interface possui um evento que é implementado pela origem de dados e consumido pelos objetos visuais. Quando a origem de dados é alterada ela dispara este evento para que os objetos visuais se re-desenhem.

Você já deve ter observado que é possível o vinculo de objetos visuais com arrayLists. Mas tem um problema: um ArrayList não implementa a interface IBindingList. Desta forma quando o arrayList é atualizado, os objetos visuais não são atualizados.

Existem 2 soluções para isso: Podemos criar uma classe que herde de Arraylist e passe a implementar a IBindingList, ou podemos utilizar o BindingContext para fazer um "refresh" na interface visual.

A 1ª solução é definitiva mas bem complexa, então vejamos como funciona a 2ª solução:

Dim c As CurrencyManager
c = Me.BindingContext(p)
c.SuspendBinding()
c.ResumeBinding()

Neste exemplo "p" é um arrayList.

BindingContext é um objeto que controla o vinculo com objetos visuais, normalmente é controlado pelo container. Por isso neste exemplo utilizamos Me (o form) para obter o objeto BindingContext que controla o vínculo do ArrayList p com objetos visuais.

Feito isso chamamos em sequência o SuspendBinding e ResumeBinding. Com isso teremos um refresh nos objetos visuais, passando a exibir o novo conteúdo do arrayList

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?