Dicas - Validar Data

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

A dica desta matéria irá mostrar um tratamento para verificar a data digitada através dos comandos Try e Except.

Validar Data

 

A dica desta matéria irá mostrar um tratamento para verificar a data digitada através dos comandos Try e Except. A função deles é tratar os erros de sua aplicação sem que você perca a agilidade de seu sistema com erros corriqueiros.

Vou mostrar um pequeno exemplo da utilização deste tratamento. Inicie uma nova aplicação no Delphi, adicione os seguintes objetos no formulário: um MaskEdit, um Button e um StatusBar. Na propriedade EditMask selecione uma máscara do tipo "data". Configure a propriedade ActiveControl do formulário para MaskEdit1. A configuração do nosso formulário deve ficar conforme a figura abaixo:

 

Iremos trabalhar com o evento OnExit do objeto MaskEdit onde a validação será feita na saída do foco do objeto, assim não permitindo que ele avance para outro contro sem antes digitar a data correta.

Veja o código relacionado ao evento OnExit do objeto MaskEdit:

 

procedure TForm1.MaskEdit1Exit(Sender: TObject);

begin

try

  StrToDate(MaskEdit1.Text);

except

on EConvertError do

  ShowMessage ('Data Inválida!');

end;

end;

 

No evento OnClick do botão apenas digite o comando "Close", para fecharmos o formulário. Observe o exemplo em execução através da figura abaixo:

 

Ao digitar uma data inválida o Delphi emite uma mensagem. Este exemplo é interessante para um projeto que trabalhe com banco de dados e necessite de um campo data. Pois assim não será permitido que ele insira um valor errado.

 

Lenine Ribeiro

Lenine@globo.com

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?