Olá amigos, o objetivo do artigo é mostrar a diferença do componente ActionManager do MainMenu.
Vamos iniciar abrindo o Delphi e criando uma nova aplicação. Feito isto vamos adicionar o ActionManager e o MainMenu no formulário.



    Começando pelo componente MainMenu, ainda é um componente muito utilizado em grandes empresas dependendo de sua finalidade, além de ser simples. O único problema seria de não pode direcionar a ação de um botão qualquer para o MainMenu que no caso teria sua mesma funcionalidade sem ter que programa-lo novamente. Para que você possa adicionar uma barra de menu em sua tela usando este componente dê dois click em cima do componente onde aparecerá um Form1.MainMenu1 dê um nome para seu menu, pressionando a tecla de seta para baixo de seu teclado você poderá criar uma lista de menu e com botão direito do mouse em cima de seu menu podemos inserir submenus escolhendo a opção create submenu e assim por diante. Feito isto é só voltar ao formulário principal que ele estará lá. Como mostra a imagem abaixo



    Partindo para o ActionManager que é um componente bastante interessante, pois lhe permite ter uma concentração de ações por categorias, e ainda tem a vantagem de pode apontar a ação de um botão qualquer para uma ação de um ActionManager onde ambos terão a mesma funcionalidade sem ter que programa-los novamente.
    Para trabalhar com o ActionManager precisamos adicionar no formulário um TActionMainMenubar, pois quando criarmos nossas ações e concentrar em uma categoria logo poderá arrastar cada categoria para o TActionMainMenubar. Para utilizar o ActionManager dê dois click em cima do componente em seguida adicione suas ações e selecione-as dando um nome para sua categoria.



    Outra vantagem do ActionManager é adicionar um toolbar é bem rápido basta ir à guia toolbar e escolher a opção new onde será adicionado um toolbar, e para que você adicione item no seu toolbar basta arrasta o que esta no seu menu para ela.
    Bom pessoal espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre estes componentes até o próximo artigo.
Douglas Claudio
E-mail: douglas_claudio@hotmail.com