Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O Windows Phone 7 já está chegando, e precisamos nos preparar para essa que será a nova plataforma de mobilidade da Microsoft. Como já foi dito em outros artigos, poderemos desenvolver aplicações para o Windows Phone com Silverlight e com XNA. Neste artigo veremos quais são as diferenças que temos no Silverlight para o Windows Phone, em comparação com o Silverlight que utilizamos em nossas aplicações Web.


Para que serve

A Microsoft já anunciou que as tecnologias que deverão ser utilizadas para o desenvolvimento de aplicações para o Windows Phone 7, serão o Silverlight e o XNA. Para o desenvolvimento de aplicações comerciais, o Silverlight é que será a tecnologia mais indicada. Sendo assim, para termos sucesso na criação de aplicações comerciais no Windows Phone, precisamos conhecer Silverlight, e principalmente as características específicas que o Silverlight tem no Windows Phone.


Em que situação o tema é útil

Se você já é um programador experiente em Silverlight, e pretende desenvolver aplicações para o Windows Phone 7, este artigo lhe ajudará a entender as diferenças entre o Silverlight para a Web, e a versão do Silverlight do Windows Phone 7. Agora se você já desenvolve aplicações Móveis e ainda não conhece do Silverlight, essa é uma boa oportunidade para conhecer essa que será a principal tecnologia para criação de aplicações comerciais para o Windows Phone 7.

Resumo do DevMan

O Windows Phone 7 já está chegando aí, e enquanto ele não chega, temos a oportunidade de testar e avaliar suas funcionalidades com um SDK disponibilizado pela Microsoft, juntamente com uma versão específica do Visual Studio 2010, apenas para a criação de aplicativos para o Windows Phone 7.

Com essas ferramentas, já podemos conferir quais serão as mudanças que teremos para o desenvolvimento de aplicativos móveis na plataforma Microsoft. E é preciso dizer que são muitas essas diferenças. Agora, temos que nos acostumar com tecnologias como Silverlight e XNA. E o Silverlight tem um papel de destaque para a criação de aplicações comerciais, ou LOB (Line Of Businnes).

E é esse o principal tema deste artigo. Aqui veremos quais são as diferenças que o Silverlight apresenta na sua versão para o Windows Phone 7. Essa também será uma ótima oportunidade para vermos como é o desenvolvimento de aplicações Silverlight no Windows Phone 7.

Na última edição da WebMobile, foi publicado um artigo introdutório sobre o Windows Phone 7, com destaque especial para as ferramentas que já temos disponíveis para o desenvolvimento de aplicações Móveis para o Windows Phone 7.

Sugiro fortemente que você leia o artigo da edição passada, antes de começar este. Isso é importante, principalmente se você pretende realizar os exemplos demonstrados neste artigo, pois lá temos todas as informações necessárias para que você baixe e instale as ferramentas necessárias para criar aplicações para o Windows Phone 7.

Sendo assim, antes de continuar, certifique-se que você já tenha instalado o Windows Phone Developer Tools CTP, que você encontra o link para Download no final deste artigo (seção Links). Maiores informações sobre este CTP e como instalá-lo, confira o artigo da última edição, citado acima.

Como já está sendo alardeado à algum tempo, poderemos criar aplicações para o Windows Phone com duas tecnologias distintas, o Silverlight e o XNA.

Silverlight, para quem não conhece é uma tecnologia para a construção de “aplicações ricas”, ou com alta qualidade gráfica e de interação com o usuário. Agora com a recente chegada do .NET Framework 4.0, o Silverlight também ganhou uma quarta versão. O Silverlight tem especial afinidade com o WPF, já que também faz uso da linguagem de marcação XAML, para o deseign de suas interfaces.

A grande diferença entre o Silverlight e o WPF, é que o primeiro foi especialmente projetado para a criação de aplicações Web, já que não depende de todo o .NET Framework. O Silverlight é um pequeno subset do Framework, o que o torna bem mais leve. E é especialmente por esse motivo, que ele agora também é uma tecnologia para a construção de aplicações móveis para o Windows Phone.

A outra tecnologia que poderá ser utilizada no Windows Phone, é o XNA. O XNA é a uma plataforma para desenvolvimento de jogos da Microsoft, muito conhecida e usada para a criação de jogos para XBOX, com uma facilidade muito maior do que o uso tradicional do C++. O XNA, além de ser utilizado para a criação de jogos para XBOX, também pode ser utilizado para criar jogos para PC, e aplicativos para o Zune HD, aquele novo “MP3 Player” da Microsoft.

É por isso que o XNA também se tornou uma das tecnologias para a construção de aplicações para o Windows Phone, A grande diferença entre o Silverlight e o XNA, é que o Silverlight tem o foco voltado para a construções de aplicações comerciais, ou LOB (Line Of Business). Aplicações que fazem uso primordialmente de dados. Já o XNA é uma tecnologia para criação de jogos, e tem essa mesma característica dentro do Windows Phone

Se formos comparar, o Silverlight oferece recursos bem mais avançados que o antigo conhecido Windows Forms, mas no fundo ele trabalha com um princípio muito parecido, onde os controles disparam eventos, que podem ser codificados em Code-Behind. Sendo assim, Silverlight é a escolha natural se você procura criar aplicativos ou utilitários, que necessitam de formulários e geralmente manipulam dados de alguma maneira.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo