A licença GPL existe desde 1989, mas poucas pessoas que não têm um relacionamento próximo ao mundo Linux a conhecem. O interessante disso tudo é que o conceito e as ideias pelas quais tudo isso aconteceu, se deram com o GNU, por Richard Stallman, que procurava uma alternativa ao Unix e aos programas proprietários, cujas empresas que os possuíam não possibilitavam nenhum tipo de modificação ou aperfeiçoamento.

Bem, não é minha intenção ficar discutindo o nascimento do GPL ou do Linux ou qualquer outro tipo de software livre. A pergunta que devemos fazer hoje é: posso ganhar dinheiro com GPL? Ou em outras palavras: é possível ganhar dinheiro com software livre?

Primeiro é importante salientar alguns aspectos que envolvem a GPL e as leis nacionais. Como já discorri em outros artigos, temos no Brasil a lei 9.609 e 9.610, ambas de 1998, que ditam as regras sobre direitos autorais, que inclui os programas de computador. Não há como negar que com a previsão expressa por essas leis, os direitos exercidos sobre os programas de computador estão vinculados por estas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo