Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil para usuários iniciantes ou avançados, curiosos ou já conhecedores da IDE mais utilizada pelos desenvolvedores Java do mercado, o Eclipse. Infelizmente muitos desses usuários já possuem certo vício na utilização dessa, e devido a isso não aproveitam o máximo da ferramenta, assim como dos novos recursos adicionados a cada nova versão, seja pela falta de conhecimento ocasionado pela pequena divulgação do conteúdo ou simplesmente pela ausência de interesse. Com base nisso, serão apresentados nesse artigo alguns dos novos recursos do Eclipse Luna, que estejam relacionados ou não à nova versão do Java, o Java 8.

Atualmente é impossível imaginar um programador ou uma equipe de desenvolvimento que busca alta produtividade trabalhando sem o auxílio de uma IDE (Integrated Development Environment). O uso desse tipo de ferramenta já está tão comum na vida do profissional de TI que ele nem percebe o quão dependente seu trabalho é dela, bem como o fato de que a ferramenta evolui constantemente, buscando facilitar e agregar mais e mais funcionalidades que auxiliem o trabalho de desenvolvimento do software.

Esse é o caso da IDE Eclipse, que recentemente completou 10 anos com o lançamento de sua mais nova versão, denominada Luna. Essa versão é resultante de 76 projetos diferentes, com mais de 10 milhões de novas linhas de código contribuídas para seu desenvolvimento.

A utilização de uma IDE como ferramenta de desenvolvimento é praticamente um vício de trabalho. Recheada de recursos visuais, auxiliadores de codificação e depuração, plugins para integração com outras ferramentas (como servidores de aplicação, repositórios, gestores de configuração), plataforma para testes, etc., pode-se dizer que é impossível uma empresa desenvolver um projeto sem ela. Isso tudo, no entanto, resulta num estado de comodismo por parte do programador em nunca pensar na possibilidade de trocar de ferramenta, ou até mesmo imaginar que a que ele use atualmente não possa melhorar em uma próxima versão com alguma feature que realmente traga diferença para sua rotina. É bastante comum pensar assim, mas esse não é o caso do Eclipse, pois a cada versão recursos são adicionados para tentar atender ao máximo as demandas da comunidade.

Desde que surgiu, o Eclipse sempre trouxe melhorias significativas a cada novo lançamento, além de ter à disposição vários plug-ins “não oficiais” construídos por terceiros. Sendo assim, o objetivo deste artigo é mostrar que vale muito a pena investir algum tempo experimentando algumas das novidades incorporadas ao Luna, que vão de pequenas coisas, como o Spliter Editor e o novo Dark Theme, até features mais impactantes, como a nova interface gráfica para modelagem EMF. Deste modo, ao longo da parte prática deste artigo serão apresentadas algumas dessas novas funcionalidades com exemplos e destaques visuais.

Além das novidades gerais (relacionadas à utilização da IDE como um todo) incorporadas ao Luna, não se pode esquecer que essa é a primeira versão do Eclipse a disponibilizar suporte total e nativo ao recém-lançado Java 8. E como já é de conhecimento que essa versão do Java é considerada a que abriga a maior quantidade de alterações, certamente as IDEs que a suportam estão recheadas de novidades para usufruir ao máximo da linguagem, tanto em questões de configuração quanto em uso programático propriamente dito.

Novidades e melhorias gerais

Ao falar rapidamente das novidades do Eclipse Luna, vale ressaltar que algumas delas são melhorias e correções de bugs ou aperfeiçoamento de funcionalidades já existentes. A equipe do Eclipse elencou algumas das solicitações mais reincidentes nos fóruns para determinar o que deveria ser melhorado ou corrigido em termos de funcionalidades.

Mais detalhes e demonstrações serão abordadas na parte prática, mas para atiçar a leitura deste artigo, citaremos de forma breve as mudanças mais interessantes e/ou significantes na workbench do Eclipse. Assim, para agradar as preferências visuais ou auxiliar na agilidade do desenvolvedor, o Luna oferece um novo tema Dark compatível com os populares temas darks dos Sistemas Operacionais mais conhecidos. O Split Editor, que há muito tempo está na fila de melhorias do Eclipse, finalmente está à disposição do desenvolvedor. Com ele é possível alterar o mesmo arquivo em diferentes editores ao mesmo tempo, o que é especialmente útil quando se lida com arquivos muito grandes. Além disso, outro recurso visual introduzido foi a nova opção de reordenação de perspectivas, que ajuda o desenvolvedor a organizar melhor suas áreas de trabalho mais utilizadas e transitar mais facilmente entre elas.

Além de features para desenvol ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo