Eclipse no Brasil: 10 anos de história

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Eclipse é um IDE desenvolvido em Java, seguindo o modelo open source de desenvolvimento de software. O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade.

      Eclipse é um IDE desenvolvido em Java, seguindo o modelo open source de desenvolvimento de software. O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi demais de 40 milhões de dólares. Hoje, o Eclipse é  uma das  IDEs Java mais utilizado no mundo. Possui como características marcantes o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.
No mês de novembro a Eclipse Fundation promoveu uma comemoração dos10 anos da IDE Eclipse, umas das mais famosas IDEs em todo mundo,principalmente quando o assunto é o desenvolvimento na plataforma java. Este evento aconteceu também aqui no Brasil, organizado pelos JUGs, grupo de usuário java, nesse artigo se estará falando sobre os que aconteceu na Bahia e em Ceará.

      No Ceará o evento foi organizado pelo CEJUG, grupo de usuários java do Ceará, o evento aconteceu no dia 17 de novembro, quinta-feira, na Faculdade sete de setembro. O evento contou com a presença de entusiastas além dos membros dos grupos de usuários, com direito a um bolo além de camisas. No evento algumas das palestras focaram em demonstrar dicas e truques que facilitam ainda mais o desenvolvimento com a IDE. 

     Na Bahia o java Bahia, grupo de usuários  java da Bahia, realizou o evento no dia 12 de novembro, sábado, na Faculdade Unirb. O evento contou com palestrantes que falaram da história, suas melhorias como passar do tempo além de plugins para desenvolvimento para web e para dispositivos móveis. Nesse mesmo dia houve uma conferência falando sobre computação nas nuvens entre os temas se falou das IDEs nas nuvens com o Eclipse Orion, que é uma IDE nas nuvens desenvolvida pela Eclipse Fundation.














Certamente a IDE eclipse facilitou e muito o desenvolvimento para programadores java, o que se espera é que a IDE viva por mais outras dez anos e cada ano com melhorias além de novidades.

Referências:

10 anoseclipse Linha do tempo http://www.eclipse.org/10birthday




vídeos java Bahia:
Eclipse Web: 10 anos de amor e ódio  http://vimeo.com/32249666


vídeos conferência de computação nas nuvens:
Potencial de Inovação da Nuvem: http://vimeo.com/32342592
Pythonnas nuvens: http://vimeo.com/32049594


vídeos CEJUG:

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?