Edição Java Magazine 48 - Já nas Bancas

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Confira o resumo completo da Edição 48 da Java Magazine, que já se encontra disponível nas bancas de todo país. Saiba mais!

 

Revista Java Magazine 48 - Já nas bancas!

capajava48.gif

Veja o Indíce desta edição:
 
- Artigo: Layout na Web com Tiles e CSS
- Artigo: Programação Java ME
- Artigo: JSF: Presente e Futuro
- Artigo: DWR: Todo o Poder do Ajax
- Artigo: Iniciando com o DbUnit
- Artigo: Tabelas Extensas com DisplayTag
- Artigo: REST com Struts 2
- Vídeo-aula brinde: Persistência de dados em J2ME utilizando RMS
- Vídeo-aula brinde: Persistência de dados em J2ME utilizando RMS - Parte 2
- Vídeo-aula brinde: Persistência de dados em J2ME utilizando RMS - Parte 3
- Vídeo-aula brinde: Utilizando RecordEnumeration para listar registros do RMS
- Vídeo-aula brinde: Ordenando registros em RMS com RecordEnumeration
- Vídeo-aula brinde: Filtrando Registros em RMS utilizando RecordFilter
- Vídeo-aula brinde: Usando Eventos em RMS - Parte 1
- Vídeo-aula brinde: Usando Eventos em RMS - Parte 2
- Vídeo-aula brinde: Compartilhando RMS entre diferentes MIDlets utilizando MIDlet suite
 
 
Confira abaixo o resumo detalhado desta edição:
 

Layout na Web com Tiles e CSS

Fernando Lozano

Há várias soluções baseadas na plataforma Java EE para a evolução do conteúdo e a formatação de um site web. Neste artigo, apresentamos o Apache Tiles (antes Struts Tiles) como solução para organização, padronização e estruturação da navegação e layout das páginas de um site. O Tiles pode ser usado mesmo por quem prefere outro framework que não o Struts (de onde originou), por exemplo o JSF. E vai muito além da geração de templates para menus, cabeçalhos e outros elementos comuns a todas as páginas de um site, chegando a oferecer recursos comparáveis com várias soluções de portais.

 

img1.jpg 

 

DWR: Todo o Poder do Ajax

Daniel Cicero Amadei

Saiba como o framework DWR (Direct Web Remoting) suporta a criação de aplicações Ajax avançadas, permitindo invocar código Java no servidor a partir de funções JavaScript e convertendo objetos e parâmetros entre as duas tecnologias. Estas invocações são simples, transparentes e ao mesmo tempo robustas. Não é necessário nenhum plug-in instalado no browser. Basta o suporte a JavaScript e Ajax.

 

Iniciando com o DbUnit

André Dantas Rocha

Neste artigo, mostramos como utilizar o DbUnit para popular e verificar as tabelas do banco, facilitando a criação de testes automatizados utilizando SGBDs. Testes que envolvem bancos de dados são geralmente trabalhosos, pois é necessário configurar o estado do banco antes de cada teste, montando scripts para populá-lo e para comparar seus registros. O DbUnit oferece uma boa alternativa aos testes manuais, e apresenta uma forma elegante de resolver esses problemas através de diversas funcionalidades que facilitam a vida do desenvolvedor.

 

img2.jpg 

 

Tabelas Extensas com DisplayTag

André Diniz

Veja como usar a DisplayTag para simplificar a manipulação e a exibição de grandes volumes de dados em páginas JSP e incrementá-las com recursos visuais avançados. Neste artigo são explorados alguns dos principais recursos dessa taglib open source, que oferece facilidades sofisticadas para a montagem e o gerenciamento de tabelas longas em páginas web. São suportados recursos como paginação, exportação de dados e internacionalização.

 

img3.jpg

 

Programação Java ME

Parte 5: Persistência com File Connection e RMS

Nesta quinta parte do mini-curso vamos investigar a persistência de dados, sem a qual nenhuma plataforma computacional seria levada a sério. Veremos neste artigo duas APIs do MIDP para persistência: a Generic Connection Framework (com ênfase na sua extensão para I/O de arquivos, a API File Connection) e a RMS. As APIs discutidas são simples em si, mas aproveitaremos para apresentar mais técnicas, boas práticas e dicas gerais de programação Java ME.

 

img4.jpg 

 

JSF: Presente e Futuro

Yara H. Senger e Kleber Xavier

Lançada há pouco mais de cinco anos, a tecnologia JSF é hoje uma realidade, sendo adotada por grandes empresas e contando com discussões cada vez mais maduras. Com o JSF 1.2 entrando para o uso corrente nas aplicações web, estamos em um bom momento para discutir as principais mudanças entre a versão 1.1 e a 1.2. Também é a hora de olharmos adiante. Para identificar o que está por vir, fizemos uma entrevista exclusiva com Ed Burns, líder das especificações de JSF – da versão inicial até a novíssima JSR-314 (JSF 2.0). Burns nos fala sobre o futuro e o presente do JSF e de seu ecossistema. Complementando a entrevista, adicionamos informações sobre o JSF 2.0 e criamos quadros onde discutimos tecnologias relacionadas.

 

img5.jpg 

 

REST com Struts 2

Ari Dias Neto e Lucas Alves Machado

Na era da Web 2.0 a integração entre aplicações se faz cada vez mais necessária, e vemos surgir rapidamente na internet sistemas que agrupam conteúdo e funcionalidades de fontes diferentes, criando um novo serviço – os chamados Mashups. Tal tipo de aplicação é em parte fruto do estilo de arquitetura orientado a serviços, SOA, na qual o desacoplamento e a eficiência da reutilização de código são máximos. Nesse contexto, as aplicações devem estar preparadas para disponibilizar as informações de diferentes maneiras e formatos. Então nos deparamos com a necessidade de expor serviços de maneira fácil, sem muita codificação, e de prover informações em formatos adequados para integrações (HTML, XML, JSON etc.). Para tal, vamos utilizar a arquitetura REST e a infra-estrutura fornecida pelo Struts 2.

 

img7.jpg

 

Vídeo-aula

 

Persistência de dados em J2ME utilizando RMS

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 17'55''

Mini-Resumo: Essa vídeo aula abordará os conceitos básicos do armazenamento de informações em aplicativos para celular (J2ME). Serão apresentadas algumas dicas para o armazenamento de dados e apresentada uma introdução ao RMS (Record Manager System), mostrando como criar um
banco de dados, incluir e recuperar registros do celular.

Tecnologias utilizadas: MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, criação, inclusão, pesquisa, RecordStore, Record, Store

 

Vídeo-aula

 

Persistência de dados em J2ME utilizando RMS - Parte 2

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 12'13''

Mini-Resumo: Essa vídeo aula abordará os conceitos básicos do armazenamento de informações em aplicativos para celular (J2ME). Serão apresentadas algumas dicas para o armazenamento de dados e apresentada uma introdução ao RMS (Record Manager System), mostrando como criar um banco de dados, incluir e recuperar registros do celular.

Tecnologias utilizadas: MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, criação, inclusão, pesquisa, RecordStore, Record, Store

 

Vídeo-aula

 

Persistência de dados em J2ME utilizando RMS - Parte 3

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 11'18''

Mini-Resumo:  Está vídeo-aula ensina como percorrer os dados de um RMS, separando os campos de um registro e adicionando-os em um componente list. Também é abordado a maneira mais comum de evitar exceções do tipo Null Pointer Excepetion em programas desenvolvidos com o Netbeans Mobility Pack.

Tecnologias utilizadas:  MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility, Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, percorrer, registros, limpar, RecordStore, Record, Store, erro, null, pointer, exception.

 

Vídeo-aula

 

Utilizando RecordEnumeration para listar registros do RMS

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 11'43''

Mini-Resumo:  Nessa vídeo aula é utilizado o RecordEnumeration para listar registros de um banco de dados. Foi desenvolvido um exemplo prático de listagem e também apresentados todos os métodos da Interface RecordEnumeration.

Tecnologias utilizadas:  MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, limpar,RecordStore, listar, registros,Record, Store, 
ByteArrayOutputStream,DataOutputStream,ByteArrayInputStream, DataInputStream, RecordEnumeration, Enumeration

 

Vídeo-aula

 

Ordenando registros em RMS com RecordEnumeration

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 16'18''

Mini-Resumo:  Essa vídeo aula mostra como ordenar registros em uma base de dados RMS para celular (J2ME) utilizando a classe RecordEnumeration em conjunto com a classe RecordComparator.

Tecnologias utilizadas:  MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, ordenação, ordenar, limpar,RecordStore, Record, Store,
ByteArrayOutputStream,DataOutputStream,ByteArrayInputStream, DataInputStream, RecordComparator, Comparator, Enumeration, RecordEnumeration.

 

Vídeo-aula

 

Filtrando Registros em RMS utilizando RecordFilter

 

Robison Cris Brito

 

Tempo: 16'53''

Mini-Resumo: Nesta vídeo aula é apresentado o conceito de filtro de registros em base de dados de celulares (RMS). Para isso foi apresentada a interface RecordFilter em conjunto com a classe RecordEnumeration.

Tecnologias utilizadas: MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility, Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, filtrar, pesquisar, ,RecordStore, Record, Store, ByteArrayOutputStream,DataOutputStream,ByteArrayInputStream, DataInputStream, RecordFilter, Filter, Enumeration, RecordEnumeration.

 

Vídeo-aula

 

Usando Eventos em RMS - Parte 1

Robison Cris Brito

Tempo: 10'46''

Mini-Resumo:  Esta vídeo aula utiliza um sistema de registro de alterações no banco de dados (log) para ensinar a trabalhar com eventos em RMS (RecordListener).

Tecnologias utilizadas:  MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility, Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, log, RecordStore, Record, Store, RecordListener, Evento, Registro.

 

Vídeo-aula

 

Usando Eventos em RMS - Parte 2

Robison Cris Brito

Tempo: 12'26''

Mini-Resumo:  Esta vídeo aula é continuação da vídeo aula "Usando Eventos em RMS - Parte 2", onde o aplicatico é finalizado e onde é apresentada a classe Runtime, que exibe informações do espaço livre para armazenamento no aparelho celular e o espaço total disponibilizado para o aplicativo. Também é apresentado o método System.getProperty que traz informações como a versão do CLDC e do MIDP disponível no aparelho celular.

Tecnologias utilizadas:  MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility, Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, log, RecordStore, Record, Store, RecordListener, Evento, Registro, Runtime, getProperty, recuperar, versão.

 

Vídeo-aula

 

Compartilhando RMS entre diferentes MIDlets utilizando MIDlet suite

Robison Cris Brito

Tempo: 13'44''

Mini-Resumo: Essa vídeo aula faz uso do recurso de compartilhamento de RMS's entre diferentes midlets. Esse recurso foi adicionado no MIDP 2.0 e frequentemente é utilizado por desenvolvedores MIDP.

Tecnologias utilizadas: MIDP 1.0 / CLDC 1.0, Netbeans 5.5, Mobility Pack 5.5

Exemplos Utilizados: UsingRMS

Palavras-chave: Netbeans, Mobility,Pack, J2ME, CLDC, MIDP, RMS, Record, Manager, System, BD, Banco, Dados, listar, registro, log, excluir, registro, compartilhar, diferentes, MIDlet, Suite, limpar, RecordStore, Record, Store.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?