Edição SQL Magazine 44 - Já nas Bancas

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Confira o resumo completo da Edição 44 da SQL Magazine, que já se encontra disponível nas bancas de todo país. Saiba mais!

 

Revista SQL Magazine 44 - Já nas bancas!

capasql44.gif

Veja o Indíce desta edição:

- Artigo: Resposta do desafio Coleção de CDs
- Artigo: Modelos pré-fabricados
- Artigo: Microsoft Analysis Services 2000 na prática – Parte 5
- Artigo: SQL Server 2005 Full-Text Search (Parte II)
- Artigo: Técnicas de backup e recuperação de dados em MySQL
- Artigo: Atualizações no Oracle
- Artigo: Implementando testes unitários em bases de dados com DBUnit
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática, parte I.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática, parte II.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática, parte III.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática, Parte IV.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Factory Method
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Facade
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Observer
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Adapter.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Composite
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Strategy.
- Vídeo-aula brinde: Padrões de Projeto na Prática – Decorator

Se você gostou clique aqui e assine já!

Confira abaixo o resumo detalhado desta edição:

Resposta do desafio - Coleção de CDs
Desafio de modelagem de dados – conclusões

Carlos T. Matsuki

Estudo de caso – minha coleção de CDs e um controle para "empréstimos"

Na edição anterior foi proposta uma modelagem para uma coleção de CDs e um controle para empréstimos. Esta é uma resposta à revisão sobre este desafio. Aqui você poderá observar algumas diferenças entre a resposta dada a partir da primeira versão do texto e a resposta a partir da versão revisada.

Microsoft Analysis Services 2000 na prática – Parte 5
Usando cálculos avançados e MDX

Wagner Crivelini

Quando falamos sobre OLAP, a primeira idéia que nos vem à cabeça é soma de dados para obtermos números sumarizados. Porém, temos que ter em mente que o universo de análise de dados é muito mais extenso, indo muito além da simples operação de soma.
Médias, taxas, cálculos estatísticos e uma série de outros recursos analíticos podem ser necessários. E o Microsoft Analysis Services 2000, ou simplesmente MSAS, nos permite construir estes indicadores através de cálculos avançados e da linguagem MultiDimensional Expressions (MDX), que exploraremos neste artigo.

img1.jpg

SQL Server 2005 Full-Text Search (Parte II)
Configurando o Full-Text Search para português e pesquisando em documentos

Nilton Pinheiro

Na primeira parte deste artigo (veja SQL Magazine edição 41) vimos que o suporte à linguagem Transact-SQL fornecido pelo SQL Server permite que você realize pesquisas em dados armazenados em colunas do tipo char, nchar, varchar, nvarchar, text e ntext. No entanto, o grande problema é quando você precisa pesquisar frases ou palavras em documentos, ou pesquisar não apenas por uma palavra ou frase exata, mas também por suas variantes verbais (exemplo: correr, correndo, correu). Vimos então que o Full-Text Search é a solução para estes problemas.
No artigo anterior também descrevemos passo-a-passo como instalar o Full-Text no SQL Server 2005, configurá-lo em um banco de dados, criar e administrar catálogos e índices full-text usando o SQL Server Management Studio, e ainda como realizar pesquisas utilizando os predicados CONTAINS, CONTAINSTABLE, FREETEXT e FREETEXTTABLE.
Quem possui a edição Advanced Services do SQL Server Express e já tentou criar índices Full-Text via tela gráfica, certamente teve uma triste surpresa. Isso porque infelizmente a interface gráfica para criação ou administração dos catálogos full-text não está disponível nesta edição. Entretanto, os catálogos e índices full-text também podem ser criados através dos novos comandos DDL que estão disponíveis em qualquer edição do SQL Server 2005. Sendo assim, neste artigo será mostrado como configurar e administrar o Full-Text, catálogos e índices usando comandos Transact-SQL através do Query Editor. Partiremos então para tópicos mais avançados e veremos como configurar o Full-Text para trabalhar com o idioma português (uma necessidade comum já que nossos dados estão armazenados no idioma português), como configurá-lo para realizar pesquisas em documentos .pdf – incluindo a instalação do filtro para pdf, e o passo-a-passo de como pesquisar por palavras ou frases em documentos – uma das principais funcionalidades do Full-Text Search.

img2.jpg

Modelos pré-fabricados
Implemente e use!

A SQL Magazine sempre mantém a preocupação de ser uma publicação efetivamente indispensável para quem utiliza, de alguma forma, banco de dados.
A persistência de dados é o nosso foco e, mantendo esta linha, procuramos inovar sempre.
Nesta edição, em especial, trouxemos soluções de modelos de dados "pré-fabricados" para que o leitor se preocupe apenas em fazer alguns poucos ajustes para adequá-lo a sua necessidade.
Não são poucos os casos em que soluções de terceiros não atendem os reais requisitos de seu negócio e as famosas "customizações", além de aumentar substancialmente o preço da solução, proporcionam "alguns" efeitos colaterais.
Para "fugir" destas, muitas vezes, "armadilhas", as empresas optam por desenvolver a própria solução, de maneira caseira, porém eficiente e eficaz.
Olhando por esta ótica, convidamos quatro experts em modelagem de dados para compor quatro modelos úteis para qualquer corporação.
• Faturamento e Cobrança: Maurício M. P. Silva, Gerente de Projetos e Administrador de Dados, desenvolveu um modelo para estas áreas que merecem atenção especial das empresas, pois possuem um caráter estratégico e uma boa modelagem trará significativas vantagens em relação aos concorrentes;
• Controle de Estoque: Carlos T. Matsuki, DBA de ambiente de desenvolvimento e especialista em modelagem de banco de dados, desenvolveu um modelo que comprova a versatilidade para implementação em diversos ambientes. Através de um modelo, inicialmente implementado na mercearia de sua mãe, Carlos mostra as pequenas alterações que podem ser interessantes para implementação do mesmo modelo em ambientes mais complexos;
• Controle de Ponto e Acesso: Marceliz Mayer desenvolveu mais este modelo para esta edição especial. Um modelo desenvolvido para abranger o controle de horas trabalhadas por funcionários, terceiros ou estagiários e também o controle de acesso às dependências da empresa incluindo visitantes, fornecedores e clientes, afinal, segurança é um item indispensável em qualquer empresa;
• Call Center: Barat V. Parmar, gerente de projeto em PMO e profundo conhecedor do Progress em banco de dados e programação, gentilmente desenvolveu para esta matéria de capa um modelo de uma ferramenta de melhoria da qualidade de atendimento da equipe de suporte. O modelo do Call Center permite um gerenciamento eficaz das chamadas recebidas.
Estes quatro modelos oferecem uma solução completa para sua organização, permitindo uma "customização" simples que atenderá suas reais necessidades.
Temos a certeza que esta matéria de capa será de grande utilidade para os estudantes, por ser uma grande fonte de informação e estudo em modelagem de dados e para os profissionais, que terão um modelo "pronto" e previamente testado proporcionando uma grande economia de esforços e de recursos da empresa.
Divirta-se com mais este presente que a SQL Magazine lhe oferece.

Técnicas de backup e recuperação de dados em MySQL

Éber Duarte

A utilização de um SGBD tem se tornado cada vez mais popular para as mais variadas aplicações. Neste contexto, a confiabilidade dos dados torna-se crucial, uma vez que todo o processo de gestão passa a depender cada vez mais destas bases de dados. Entretanto, em ambientes de produção podem ocorrer problemas de natureza variada que podem comprometer este armazém de dados, tais como falhas de hardware, software ou até mesmo execução de comandos indesejados por parte dos usuários – DROP DATABASE – por exemplo.
Com o intuito de evitar a perda de informações nestas situações de desastres é preciso manter uma cópia de segurança dos dados, conhecida como backup, para que este repositório possa ser restaurado completamente sem causar prejuízos para a instituição que o utiliza.
O objetivo deste artigo é discutir os principais fatores relacionados à execução de uma rotina consistente de backup e apresentar as principais ferramentas existentes no MySQL para que se tenha uma cópia íntegra de suas informações. Além disto, serão apresentadas técnicas de recuperação de dados a partir do backup de forma a garantir que toda a informação existente no momento do desastre seja restaurada sem haver comprometimento da integridade ou até mesmo perda de dados.

img3.jpg

Atualizações no Oracle
Saiba como manter seu banco de dados atualizado e não corra riscos de segurança

Eduardo Sá dos Reis, Antônio Jeorge Ralph, Marco Antônio Pereira Araújo

As organizações sejam de porte pequeno, médio ou grande, estão cada vez mais dependentes da tecnologia e, para a grande maioria delas, a informação é o bem mais importante e essencial para seus negócios. Neste sentido, o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) desempenha importante papel, e seu correto funcionamento é essencial para que sejam preservados os três objetivos principais das normas de segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
Os SGBD's, e o ambiente onde estão inseridos, estão em constantes mudanças e, por isso, é importante aplicar atualizações que corrijam falhas do software (bugs), corrijam vulnerabilidades que comprometam a segurança e implementem novas funcionalidades. Daí a importância de ficar atento e aplicar as correções antes que os sistemas fiquem comprometidos.
O objetivo deste artigo é apresentar os conceitos envolvidos no processo de atualização do SGBD Oracle.

img4.jpg

Implementando testes unitários em bases de dados com DBUnit

Bruno Oliveira da Silva, Samuel Vieira Pinto, Marco Antônio Pereira Araújo

Qualquer profissional que trabalhe no desenvolvimento de sistemas já deve ter ouvido falar que testes são, de fato, importantes para a qualidade de qualquer software. Mas, será que atividades de teste realmente fazem parte do ciclo de desenvolvimento da maioria dos projetos? Existem diversas razões para certo desinteresse de alguns desenvolvedores por este assunto, seja por desconhecimento de técnicas e ferramentas para este fim, seja pela falta de tempo alocado para esta atividade ou até mesmo em função de projetos mal conduzidos, que dificultam o planejamento e execução de testes. Desta forma, o desenvolvedor acaba lidando com linguagens e algoritmos complexos, mas não os testa suficientemente, de forma organizada e planejada. Neste contexto, este artigo abordará a ferramenta DBUnit, para testes automatizados em bases de dados, sendo uma das possíveis ferramentas a serem utilizadas para contribuir com a qualidade no desenvolvimento de aplicações.

img5.jpg

Autor: Fabio Santiago T. Bandeira
Título: Padrões de Projeto na Prática, parte I.
Tempo: 16:27 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, os padrões de projeto Singleton e Template Method.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Singleton, Template Method, Eclipse, JDK.

Autor: Fabio Santiago T. Bandeira
Título: Padrões de Projeto na Prática, parte II.
Tempo: 16:27 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Factory.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Factory, Eclipse, JDK.

img6.jpg

Título: Padrões de Projeto na Prática, parte III.
Tempo: 18:00 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Builder.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Builder, Eclipse, JDK.

img7.jpg

Título: Padrões de Projeto na Prática, Parte IV.
Tempo: 20:29 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Bridge.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Bridge, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Factory Method
Tempo: 14:40 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Factory Method.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Factory, Method, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Facade
Tempo: 16:28 min
Mini-resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Facade.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Facade, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Observer
Tempo: 14:16 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Observer.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Observer, Listener, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Adapter.
Tempo: 14:49 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Adapter.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chave: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Adapter, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Composite
Tempo: 25:35 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Composite.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.1
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chave: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Composite, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Strategy.
Tempo: 11:40 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Strategy.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.2
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático para abordar o Design Pattern.
Palavras chave: Java, Padrões de Projeto, Design Patterns, Estratégia, Strategy, Eclipse, JDK.

Título: Padrões de Projeto na Prática – Decorator
Tempo: 18:16 min
Mini Resumo: O autor mostra nessa vídeo aula, através de exemplos práticos, o padrão de projeto Decorator.
Tecnologias utilizadas: Java 5, Eclipse 3.2
Exemplos construídos: Construção de um cenário didático – gerador de HTML - para abordar o Design Pattern.
Palavras chaves: Java, Padrões, Pattern, Padrões de Projeto, Design Patterns, Decorator, Decoração, Boas Práticas, Eclipse, JDK.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?