Por que eu devo ler este artigo: Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo: Contém nota Quickupdate

Editor de etiquetas com o FastReport
O FastReport é um gerador de relatórios que garante muita flexibilidade e reutilização, pois seu trabalho é baseado em arquivos. Assim, é praticamente possível criar vários modelos, ou alterar a estrutura de um modelo em tempo de execução e conseguir um novo layout de impressão. Com isso em mente, nesse artigo iremos aprender a fazer um aplicativo que permitirá a um usuário criar o seu modelo de etiqueta, da forma que ele precisa.

Em que situação o tema é útil
Criar um editor de etiquetas irá, além de agregar valor ao seu produto, dar total liberdade ao seu cliente quanto ao layout de impressão. A quantidade de pedidos para alteração de algum campo, ou novo modelo sempre é relativamente alta, então por que não criar um editor onde o cliente poderá criar, editar com total liberdade? Vamos então colocar esta ideia em prática.

Um dos maiores trabalhos dos desenvolvedores sem dúvida alguma está relacionado à parte de relatórios. Grande parte do desenvolvimento de um Software, independente do segmento, é a confecção de relatórios para clientes. Esta geralmente é uma tarefa complicada, na qual exige certo tempo do desenvolvedor apenas para a apresentação de dados da melhor forma possível. Entre estas tarefas, é necessário escrever comandos SQL, configuração de componentes de conexão, criação de telas com parâmetros, layout do relatório, configuração de margens, espaçamento, tipo de fonte e uma dezena de outras opções que vão exigir mais ou menos recursos de acordo com o que o cliente deseja.

Neste processo de relatórios, quem desenvolve há muito tempo (desde as versões mais antigas do Delphi) sabe que o processo de transição de relatórios na IDE já passou por várias suítes. Dentre as mais conhecidas podemos citar o Quick Report e Rave Report (que acompanhavam o Delphi) e outros também conhecidos como o Report Builder e Fortes Reports. Pois bem, agora o Delphi conta com um excelente e poderoso aliado para a criação de relatórios da mais ampla gama de possibilidades, o FastReport, que agora acompanha a instalação do Delphi XE2.

Para quem está conhecendo agora este poderoso gerador de relatórios, o FastReport conta com inúmeros recursos presentes nos demais (além de vários inovadores). Entre estes podemos citar a possibilidade de criar servidores de relatórios (através da versão Enterprise), relatórios na Web, criação de diálogos para entrada de parâmetros (de forma automática), entre outras. Destaque também por ser a primeira suíte de relatórios a suportar o FireMonkey.

Embora a gama de suíte de relatórios seja imensa, o desejo de todo desenvolvedor é transferir a possibilidade da confecção de relatórios para o suporte ou cliente, porém, aqui existem algumas questões que esbarram nesta possibilidade. Algumas que podemos citar são:

  • Falta de conhecimento técnico: embora a criação da maioria dos relatórios seja relativamente simples, ainda assim este processo exige um conhecimento técnico sobre propriedades do relatório, disposição, configuração, conexão com dados e etc.
  • Conhecimento de ANSI SQL: este pode ser considerado o maior problema, já que em muitos casos, é necessário não só o conhecimento técnico, mas sim o conhecimento sobre os relacionamentos entre as tabelas e até mesmo questões que vão além, como performance.

Deixando um pouco de lado estas questões, poderíamos imaginar um cenário aonde qualquer pessoa facilmente confeccionaria etiquetas ou relatórios. É exatamente este o propósito deste artigo. Criaremos uma solução simples de impressão de etiquetas que apresenta sugestões de como você pode elaborar recursos em sua aplicação para que seja possível repassar a responsabilidade de montagem do relatório (design e impressão) para a sua equipe de suporte, ou usuário final, de uma forma simples e objetiva, utilizando para isso recursos do FastReport e do próprio Delphi. Deste modo, aquelas situações de mudança de layout para alterações simples, como etiquetas, não são mais problema para o desenvolvedor.

Como o FastReport utiliza um arquivo separado para armazenar o layout de impressão, é possível customizar um mesmo relatório para vários formatos. Quando aqui digo relatório, digo informações a serem impressas. O relatório final é a saída deste processo.

O aplicativo

Para o nosso exemplo iremos utilizar Delphi XE2, FastReport 4 e Firebird. A intensão de usar o FastReport é aproveitar todas as suas ferramentas internas para a construção da etiqueta. Todas as características de layout como altura, largura, tamanho de página e margens serão gravados em uma tabela de um banco de dados que criaremos a seguir. Assim, faremos um novo aplicativo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo