Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 108. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Editorial

Sejam bem vindos a mais uma edição da revista ClubeDelphi recheada de novidades e grandes artigos. Esse mês preparamos uma edição pra lá de especial e tenho certeza que você vai gostar.

Logo de início temos uma artigo muito importante do André Moraes que é um dos desenvolvedores do componente ACBRNFe, componente responsável pela geração de Nota Fiscal Eletrônica. Testamos na redação o componente e sem dúvida é uma mão na roda para quem está a procura de uma solução simpática e de fácil aprendizado.

Na seção Expert, o novo colunista e professor Giuliano, manda muito bem em seu artigo sobre as classes TCollection e TColletionItem. Sem pestanejar, posso dizer que são classes bem importantes no desenvolvimento Delphi. Onde encontrá-las? Fácil, lembra dos Fields Editor dos componentes DataSet? Muito bem, quando adicionamos um campo ao Fields Editor, podemos clicar nele e mudar algumas de suas propriedades. Isso também acontece com as colunas de um DBGrid, enfim, vários componentes da VCL utilizam as classes mencionadas. Vamos aprender com o Giuliano a usá-las em nossas aplicações.

Retornando em grande estilo, nosso guru Guinther Pauli fala de Orientação a Objetos na seção EasyDelphi em um artigo super introdutório, mas com uma imensa quantidade de informações. Vale a pena conferir. Na sequência ele inicia seu curso de Delphi Prism falando de linguagem, vantagens, e da IDE do novo produto da Embarcadero.

Ainda se tratando de POO, o Rafael Silva mostra na prática como criar uma aplicação usando POO, DAO (Data Access Object) e MySQLI no PHP. Não podia ser melhor, o artigo está bem detalhado e é possível ter uma noção bastante real de como utilizar esses conceitos na prática.

E se você está iniciando e tem dúvidas na criação de relatórios, eis a solução. O colunista Thales Eduardo nos ensina a criar relatórios com um dos editores mais populares entre os desenvolvedores Delphi: o ReportBuilder.