Editorial SQL Magazine 20

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja tudo que teremos na edição 20 da revista SQL Magazine, nesse post é possível ter uma visão editorial de tudo que está na revista.

SQL Magazine Edição 20

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

O uso crescente do paradigma orientado a objetos para análise e desenvolvimento de soluções fez com que a chamada “impedância” entre a implementação e o uso de mecanismos de persistência relacionais tenha se tornado um fator crítico para muitos sistemas. Nesta edição, a SQL Magazine destaca a matéria do Alexandre Valente onde é descrito o funcionamento interno de um ORM baseado nos mecanismos de reflection do Microsoft .NET, usando um banco Microsoft SQL e o Visual Studio .NET 2003.

Dois problemas são bastante comuns em ambientes onde muitos usuários trabalham de forma concorrente: espera e deadlocks. A matéria “Gerenciamento de locks no SQL Server 2000” vai fundo na gerência de locks realizada pelo SQL Server 2000 e seu Lock Manager para tornar o DBA apto a tomar medidas que minimizem esses problemas.

Destacamos também nesta edição uma matéria bastante interessante sobre o uso de filegroups no SQL Server. Filegroups são estruturas lógicas que sustentam os arquivos de dados em um database. No artigo “Utilizando filegroups para ganho de performance e gerenciamento de espaço” você aprenderá a utilizar este interessante recurso na administração do SQL Server 2000.

Temos também nesta edição mais uma matéria abordando a construção de diagramas da UML. O artigo “Conhecendo os detalhes da UML – Parte 3” detalha a notação UML para o diagrama de seqüências apresentando passo a passo como devemos proceder na sua construção.

Abordando o SGBD Oracle, trazemos nessa edição duas matérias: “Monitoramento no Oracle 9i – Introdução” e “Influenciando o otimizador de consulta baseado em custo do Oracle - Parte 2”. Na primeira matéria, Rodrigo Salviatto lhe apresentará a ferramentas que lhe auxiliam a identificar, interpretar e otimizar os comandos SQL executados no Oracle 9i. Serão vistos como utilizar as ferramentas SQL Trace, TKPROF e o comando explain plan. Já no segundo artigo, damos continuidade à discussão sobre como influenciar o otimizador de consultas do Oracle iniciada na SQL Magazine 18.

Outro SBGD abordado nesta edição da SQL Magazine é o PostgreSQL. Na matéria escrita pelo Gustavo Bartz Guedes, você aprenderá como criar triggers e o seu funcionamento no PostgreSQL utilizando, para isso, alguns exemplos.

Gostaria de dar as boas vindas nesta edição a Eduardo Mendes e Cristiane Araújo. Em sua matéria intitulada “Oracle Warehouse Builder 10g” eles discorrem sobre a ferramenta ETL da Oracle. É o primeiro artigo de uma série que promete explorar a construção de data warehouses utilizando o Warehouse Builder. Uma excelente leitura para aqueles que já têm acompanhado a série de artigos sobre a implementação de data marts e data warehouses. Para aqueles que estão iniciando a leitura no assunto, aconselho uma lida nas outra matérias mas, não deixe de ler esta. Embora não haja discussões conceituais, indiretamente você aprenderá alguns pontos importantes, e na práticas, sobre a construção de um data warehouse.

Temos ainda nesta edição uma matéria detalhando as funcionalidades do módulo Administrator do Oracle Discoverer e um artigo apresentando o que é Administração de Dados e sua importância nas organizações.

Desejo a você uma ótima leitura. Um abraço.

Rodrigo Oliveira Spínola: editor@sqlmagazine.com.br

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?