Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Novidades
EJB 3.2: O que há de novo
Este artigo apresenta as principais novidades da recém-lançada versão 3.2 da especificação Enterprise JavaBeans como parte da plataforma Java EE 7. Vamos analisar todas as funcionalidades adicionadas e modificações feitas nesta edição, além de comentar suas aplicações no dia a dia dos desenvolvedores. Disponibilizaremos também exemplos de como estas funcionalidades podem ser utilizadas corretamente, traçando um paralelo entre as versões anteriores da especificação EJB.

Em que situação o tema é útil
Este artigo é útil ao profissional que pretende manter-se atualizado sobre os novos direcionamentos da linguagem Java no que diz respeito à especificação EJB, visando à aplicação prática de suas funcionalidades. Torna-se útil também ao profissional que pretende atualizar (refatorar) aplicações que fazem uso de versões anteriores da especificação, deste modo tirando proveito das melhorias inseridas na versão 3.2.

Inicialmente planejada para ser lançada até o final de 2012, a plataforma Java EE 7 sofreu atrasos e teve duas especificações adiadas para uma futura versão, sendo que a principal delas diz respeito à API JMX 2.0, correspondente à JSR 255, que agora é esperada para a versão 8 da plataforma. O lançamento, que é o primeiro sob direção da Oracle, ainda assim é de dimensões relevantes, sendo composto por 14 JSRs e nove versões de manutenção.

Finalmente, após muita espera, no dia 12 de junho de 2013, através de uma transmissão ao vivo via webcast realizada nos Estados Unidos, foi apresentada oficialmente à comunidade Java o conjunto de especificações que constituem a plataforma Java EE 7.

Nota: Java Specification Requests (JSRs) são documentos formais que descrevem as especificações propostas e funcionalidades que se pretende adicionar à plataforma Java. Várias revisões são conduzidas antes que uma JSR se torne final e seja submetida à aprovação de um comitê executivo responsável. Uma JSR que chega ao status final torna-se uma implementação de referência que provê uma versão livre da tecnologia na forma de código fonte.

As JSRs que constituem o pacote liberado pela Oracle são as seguintes:

· Java Platform, Enterprise Edition 7 (JSR 342);

· Concurrency Utilities for Java EE 1.0 (JSR 236);

· Java Persistence 2.1 (JSR 338);

· JAX-RS: The Java API for RESTful Web Services 2.0 (JSR 339);

· Java Servlet 3.1 (JSR 340);

· Expression Language 3.0 (JSR 341);

· Java Message Service 2.0 (JSR 343);

· JavaServer Faces 2.2 (JSR 344);

· Enterprise JavaBeans 3.2 (JSR 345);

· Contexts and Dependency Injection for Java EE 1.1 (JSR 346);

· Bean Validation 1.1 (JSR 349);

· Batch Applications for the Java Platform 1.0 (JSR 352);

· Java API for JSON Processing 1.0 (JSR 353);

· Java API for WebSocket 1.0 (JSR 356).

Já as versões de manutenção que constituem o pacote liberado pela Oracle são as seguintes:

· Web Services for Java EE 1.4 (JSR 109);

· Java Authorization Service Provider Contract for Containers 1.5 (JACC 1.5) (JSR 115);

· Java Authentication Service Provider Interface for Containers 1.1 (JASPIC 1.1) (JSR 196);

· JavaServer Pages 2.3 (JSR 245);

· Common Annotations for the Java Platform 1.2 (JSR 250);

· Interceptors 1.2 (JSR 318);

· Java EE Connector Architecture 1.7 (JSR 322);

· Java Transaction API 1.2 (JSR 907);

· JavaMail 1.5 (JSR 919).

Nota: Versões de manutenção são releases cuja finalidade é a correção de bugs ou otimização de funcionalidades pré-existentes na linguagem.

O EJB é um dos principais componentes da plataforma Java EE, sendo largamente utilizado pela comunidade Java para implementação de camadas de negócios devido à sua rapidez para desenvolvimento de componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.

Por tudo isso, dentre todas as novidades apresentadas pela plataforma Java EE 7, destacaremos neste artigo o que há de novo na API EJB em sua versão 3.2, que corresponde à especificação JSR 345 e ilustraremos o uso de suas novas funcionalidades com exemplos práticos.

Para aqueles que já acompanham a evolução da especificação EJB ao longo dos anos, pode-se notar que comparativamente às versões anteriores, que foram marcantes por apresentarem grandes mudanças em sua especificação e diversas inserções de novas funcionalidades, a recém-lançada versão traz como foco principal a remoção de funcionalidades obsoletas, correções e simplificações em tópicos de versões anteriores e adição de diversas pequenas funcionalidades para facilitar a vida dos desenvolvedores.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo