Guia Delphi

Emissão de Boletos Bancários com ACBr - Revista ClubeDelphi Magazine 151

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (8)  (0)

Neste artigo é apresentada uma visão geral da biblioteca ACBr e como realizar sua instalação, demonstrando posteriormente algumas das suas principais funcionalidades.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Artigo no estilo Mentoring

Cenário
Diante da atual necessidade do mercado comercial e industrial brasileiro, as aplicações que implementam funcionalidades que automatizam os processos mais comuns realizados pelas instituições e usuários, agilizando e simplificando todo o trabalho, evidentemente se destacam. Dentro deste contexto, contar com um software que realize a emissão e o controle de boletos é um diferencial que pode ser de muita relevância para o utilizador, uma vez que muito tempo pode ser necessário para a realização desta tarefa de uma forma não automatizada. Os desenvolvedores Delphi que desejam adicionar este e outros diversos recursos importantes em suas aplicações, contam com o conjunto de componentes do ACBr. Esta biblioteca é gratuita e está disponível há diversos anos, traz consigo várias classes, métodos, dentre outras funcionalidades, que permitem a implementação rápida e prática das mais variadas necessidades do mercado de automação comercial brasileiro, aumentando consideravelmente a produtividade e simplificando as fases de desenvolvimento e manutenção. Neste artigo inicialmente é apresentada uma visão geral da biblioteca ACBr e como realizar sua instalação, demonstrando posteriormente algumas das suas principais funcionalidades. Para concluir, é apresentado um simples exemplo prático de como empregar os componentes ACBrBoleto e ACBrBoletoFCFortes para automatizar todo o processo de emissão e controle de Boletos na aplicação.


Em que situação o tema é útil
Este artigo apresenta uma visão geral dos componentes ACBrBoleto e ACBrBoletoFCFortes para que o desenvolvedor implemente de forma prática e rápida, a emissão e o controle de boletos em seu projeto, tornando assim sua aplicação comercial mais completa e atrativa, automatizando mais um processo para o usuário final.

O desenvolvimento de aplicações para o nicho Comercial e Industrial é sem dúvidas um dos mercados que recebem o maior foco quando o assunto é desenvolvimento de software. Diante deste fator, se destacam as organizações que oferecem soluções completas e interativas para seus utilizadores, cuja elaboração seja realizada no mais curto período de tempo. Sendo assim, contar com ferramentas de alta produtividade como o próprio ambiente de desenvolvimento RAD do Delphi, excelentes componentes adicionais e sólidos frameworks são um diferencial de suma importância e competitividade.

Presente há alguns anos, um recurso que se tornou um grande aliado dos desenvolvedores é o conjunto de componentes do projeto ACBr, cujo foco é a disponibilização de importantes funcionalidades para aplicações que atuam no mercado de automação comercial brasileiro. Esta biblioteca de ferramentas se tornou muito popular com o decorrer do tempo, além do mais, sua licença é gratuita e possui código fonte aberto, além de estar em constante atualização. Em meio a tantos equipamentos, compromissos fiscais, dentre outros, este conjunto de componentes apresenta soluções completas e sólidas para atender as mais variadas necessidades do projeto, fisco e mercado, facilitando muito a elaboração e manutenção das aplicações, visando sempre realizar o acesso direto aos recursos externos sem necessitar de funcionalidades de terceiros, como é o caso de DLLs (Dynamic Link Library) específicas.

Quanto aos recursos que acompanham a biblioteca, são basicamente componentes para a integração com impressoras fiscais (ECF – Emissor de Cupom Fiscal), porta serial, manipulação de impressoras de cheque, comunicação com balanças, funcionalidades de fala, geração de arquivos para o fisco, TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e de uma forma mais especial neste artigo, o gerenciamento de Boletos, dentre muitos outros. Também é importante frisar que o ACBr está disponível para diversas versões do Delphi, C++ Builder e também o Lazarus, podendo ser empregado principalmente nos projetos baseados na VCL. Outro ponto muito útil desta biblioteca é com relação aos exemplos que acompanham a mesma, onde o desenvolvedor pode facilmente estudar e compreender como empregar e configurar tais componentes em seus projetos. Além do mais, a equipe de desenvolvimento também pode contribuir para melhorias e correções nos pacotes que fazem parte do ACBr, simplesmente entrando em contato com os responsáveis pelo projeto, assim como realizar doações e implementar uma funcionalidade que ainda não está presente.

Com relação à emissão de boletos, esta é uma funcionalidade muito importante em uma aplicação comercial nos dias atuais, uma vez que automatiza e facilita o cotidiano do usuário final que necessita deste processo.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?