De que se trata o artigo:

Apresenta a engenharia de software, destacando sua importância no contexto atual do avanço tecnológico e crescimento econômico mundial, além de salientar a necessidade de formação de engenheiros de software.

Para que serve:

Informar quão essencial é a formação de profissionais de engenharia de software a fim de atender a demanda de desenvolvimento de software complexo e de grande porte.

Em que situação o tema é útil:

O artigo explora conhecimentos necessários de um engenheiro de software e seu importante papel para atender a demanda de desenvolvimento de sistemas de software que satisfaçam restrições de custo, tempo de desenvolvimento e qualidade, que compreendem pilares da engenharia de software.

Engenharia compreende o uso de princípios e conhecimento empírico e científico obtidos a partir de estudos, investigações e experiências visando o desenvolvimento de um produto que, dependendo da área, pode ser um motor, um dispositivo eletrônico, um prédio ou um sistema de software. Para tanto, três aspectos essenciais devem ser considerados: custo (orçamento de desenvolvimento), tempo (cronograma de execução) e qualidade. Dentro deste contexto, a engenharia de software, a exemplo de outras engenharias, também visa o desenvolvimento de um produto (software) que pressupõe satisfazer aos requisitos de qualidade, dentro do prazo e sem estourar o orçamento.

O profissional de engenharia de software (ler Nota 1) é crucial para o momento atual e também será pelas próximas décadas. Por quê? Basta olhar ao seu redor. Tudo em seu cotidiano é influenciado por software como, por exemplo, atividades bancárias, ensino, entretenimento, operação de aviões, diversos segmentos da indústria, comunicações nas variadas mídias e muito mais. Em tudo, você encontrará software. Portanto, se você é um engenheiro de software, “We Need You!”.

Nota 1. Engenharia de Software

A Engenharia de Software visa à criação de produtos de software que atendam as necessidades de pessoas e instituições e, portanto, tenham valor econômico. Para isso, usa conhecimentos científicos, técnicos e gerenciais, tanto teóricos quanto empíricos. Ela atinge seus objetivos de produzir software com alta qualidade e produtividade quanto é praticada por profissionais treinados e bem informados, utilizando tecnologias adequadas, dentro de processos que tirem proveito tanto da criatividade quando da racionalização do trabalho.

Software no cotidiano

Você já percebeu que software está praticamente em todas as coisas de seu cotidiano? Um exemplo simples é a central telefônica que permite que duas pessoas conversem ao telefone. O controle da operação das centrais telefônicas é todo feito por software. Você já foi a alguma casa lotérica para efetuar um pagamento de conta de água ou energia? Ou já arriscou jogar na loteria? Quando você vai à casa lotérica por qualquer um dos motivos acima, você está usando o sistema que tem todo seu controle feito por software e o mesmo acontece quando você vai ao banco. Perceba que quase todos os sistemas hoje em dia têm seu controle operacional sendo feito por software. E com certeza você é usuário de computador que possui diversos tipos de software operando nele. Observe que o software tem se tornado um companheiro e sido uma ferramenta fundamental de nosso dia-a-dia.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo