Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Apresentar, através de uma visão geral, os conceitos, diferenças e algumas características de SOA (Service Oriented Architecture) e ESB (Enterprise Service Bus) e como estes podem ser úteis nas empresas que os adotam.


Para que serve

Proporcionar às empresas um maior planejamento para implementação de seus sistemas distribuídos, possibilitando uma maior integração entre seus modelos de negócio.

Em que situação o tema útil

Quando se pretende otimizar os recursos disponíveis nas empresas, através do reuso de componentes e integração de serviços, sobretudo quando se deseja buscar uma aproximação das áreas de negócio e de TI, aumentando a visão e o poder de decisão por parte de seus gestores.

As empresas estão percebendo cada vez mais a necessidade de ter e manter suas infraestruturas de TI prontas para acompanhar as mudanças do mercado. Este fator implica diretamente no crescimento e na competitividade diante de seus concorrentes, independentemente do segmento de atuação da mesma. Neste contexto, o SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre as diversas aplicações utilizadas nas empresas.

O Service-Oriented Architecture (SOA), ou Arquitetura Orientada a Serviços, é um estilo de arquitetura utilizado no desenvolvimento de softwares onde uma aplicação é definida como um conjunto de serviços. SOA é baseada nos princípios da computação distribuída (apresenta várias partes processando colaborativamente) para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços. A ideia é centrada na redução da complexidade através da abstração e no direcionamento do projeto através de atributos de qualidade.

SOA e ESB – Conceitos e Diferenças

SOA não é serviço. Muitas pessoas pensam que seus sistemas ou empresas são baseados neste estilo de arquitetura apenas por usarem web services ou outros tipos de serviços. Existem diversas definições para SOA, mas é importante deixar claro que não se trata de um produto, não é uma solução e não é uma tecnologia, como muitos imaginam.

SOA é um estilo de projeto que guia todos os aspectos de criação e uso de serviços de negócio ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento. Ele trata da definição e do provisionamento da infraestrutura de TI, permitindo que diferentes aplicações troquem dados independentemente dos sistemas operacionais em que elas estejam sendo executadas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo