Voltar
Por que eu devo ler este artigo:A amostragem é geralmente utilizada quando um conjunto de dados é muito grande para ser avaliado em sua totalidade, com isso espera-se chegar a conclusões válidas sobre um conjunto de dados grande quando utilizado apenas um dado amostral. Para que isso aconteça, a amostra deve ser representativa, ou seja, ao utilizar um pequeno número de elementos, deve ser possível a partir das informações obtidas chegar a conclusões sobre o conjunto de dados maior. A amostragem é utilizada em diversos segmentos, mas quando pensamos em teste de software, qual seria a melhor maneira de utilizá-la? Entender e distinguir os métodos de amostragem é o desafio que iremos explorar com esse artigo. Sendo assim, este artigo é útil para quem quer ter uma visão geral de como a amostragem estatística pode ser aplicada à qualidade de software.

A técnica de teste por amostragem tem como principal objetivo permitir a inferência estatística em atividades de teste. Devido à impossibilidade de considerar todos os dados de um sistema, é retirado um dado amostral que será utilizado como base e a partir dele serão realizadas conclusões prováveis em maior ou menor grau, dependendo do número de dados considerados e como essa seleção foi feita, gerando assim conclusões incertas. Entretanto, quando essas informações são avaliadas seguindo certos princípios que regem uma pesquisa, o grau de incerteza da inferência estatística pode ser mensurado.

Para realizar a mensuração do grau de incerteza envolvido é utilizada a teoria da Probabilidade, que é uma importante área da matemática que tem por finalidade modelar a ocorrência de eventos potenciais de um experimento aleatório (resultados que não seguem um modelo padrão, mas estão todos presentes no espaço amostral).

Podemos utilizar a técnica de teste amostral de diversas formas, uma delas é se baseando nos casos de testes existentes, porém é preciso tomar cuidado, pois para atingir a expectativa é necessário que esses casos de testes sejam criados de forma eficiente e objetiva, senão a amostra não será representativa o suficiente. As técnicas de amostragem são utilizadas geralmente por motivo de auditoria ou teste de regressão, mas nada impede que seja implementada nas atividades diárias de um testador.

Pode ser utilizada para testar um caso de teste específico como, por exemplo, um caso de teste que avalia um determinado campo e este possui muitas variações. Nessa situação, as técnicas de amostragem auxiliam a determinar quais informações serão inseridas para que não seja necessário inserir todos os dados possíveis para realizar o teste.

Para utilizarmos de forma coerente a técnica de testes por amostragem é preciso ter certa experiência no software que será testado, ou seja, ao menos uma navegação deve ter sido feita na aplicação. Esse teste preliminar precisa acontecer para que tenhamos conhecimento das áreas mais críticas do sistema e então saibamos dividir nossa amostra de forma proporcional a atingir os pontos desejados tentando ser o menos incerto possível. Desta forma seremos capazes de saber como e onde tirar boas amostras do que é preciso testar.

Se tomarmos como base o que é feito em outras áreas de conhecimento, antes de investirem tempo e dinheiro em um determinado solo, água, etc., primeiramente é retirada uma pequena amostra do que precisa ser avaliado e a partir dessa informação analisa-se se o solo é fértil, se a água é impura e assim por diante, concentrando então seus esforços nos pontos avaliados, conforme o resultado obtido. Com os analistas de testes funciona da mesma forma; ao utilizar técnicas de amostragem tomando como base o risco, concentram o tempo de teste nesses pontos, otimizando assim seus testes. Isso é muito utilizado quando o tempo disponível é pequeno e a quantidade a ser testada é grande e com muitas variações gerando assim muitas combinações. Com base nos resultados ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo