Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Daniel Sobrinho Laporte e Paulo Quicoli
Envio de e-mails com boas práticas
Em um cenário atual, praticamente todas as aplicações voltadas para área comercial fazem uso de envio de e-mails. Isto porque inúmeros são os processos que o sistema deve estar apto a notificar que uma determinada ação foi realizada com êxito. Que tal conhecer três soluções distintas para envio de e-mails fazendo uso de boas práticas de desenvolvimento? É justamente o que este artigo propõe.


Em que situação o tema é útil

O tema é útil em praticamente qualquer aplicação que faça uso de envios de notificação ou arquivos de maneira automatizada, dispensando o uso de clientes de e-mail. Entre os mais comuns, podemos destacar o caso de vendas de produtos online, na qual o e-mail da nota fiscal é enviado para o consumidor final.

Com a onda da Web cada vez mais forte, as soluções de software começam a naturalmente disponibilizar recursos que se integram à Web, adotando serviços na arquitetura Cloud Computing, por exemplo, (BOX 1), integrações com redes sociais como Facebook e Twitter por meio do APIs (BOX 2) entre tantos outros recursos a serem mencionados. O maior exemplo que ilustra o atual cenário da importância da Web é algo na qual atualmente podemos visualizar em praticamente todos os sistemas de segmento comercial: interações com os serviços governamentais. Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CT-e), Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) e SPED são apenas alguns dos serviços mais utilizados para a interação entre o software e o governo, que passa cada dia mais a ser mais utilizado e com a exigência de novos segmentos. Citando a nota fiscal eletrônica que é algo mais trivial, podemos notar que ao efetuar uma compra em um e-commerce (cenário Web), com a aprovação do pagamento, a nota fiscal eletrônica é transmitida ao site da receita federal e o documento DANFE (formato impresso da nota) é automaticamente expedido para o e-mail do consumidor (às vezes anexado com o arquivo XML, que comprova de fato a transmissão).

BOX 1 – Cloud Computing

Cloud Computing ou computação na nuvem é uma forma que prioriza a computação de forma 100% na Web. Isto permite com que as informações fiquem em ambientes externos, com inúmeros recursos que garantem a velocidade, segurança, escalabilidade, distribuição geográfica entre várias outras vantagens. Várias empresas fornecem serviços desta forma, entre as mais conhecidas podemos destacar a Amazon, Google e Microsoft.

BOX 2 - API

API é o acrônimo para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos em uma tradução literal. É dada como uma forma de integração entre tecnologias heterogêneas, fazendo com que aplicações escritas nas mais diferentes linguagens, possam trocar informações entre si, independentes de ambiente

De fato este é apenas um exemplo comum da utilização da Web como forma de integração/comunicação entre serviços e softwares. O envio de e-mails é uma tarefa que passa despercebida em nosso cotidiano, porém, utilizando este recurso a nosso favor, temos uma poderosa ferramenta que com um pouco de criatividade, pode agregar muitas funcionalidades ao seu sistema. Softwares conhecidos, como é o caso do Final Builder (visto em artigos anteriores - ver BOX 3), permitem a configuração de envio de e-mails automaticamente, fazendo com que a equipe receba notificações sobre os processos realizados pela própria ferramenta (como término de uma compilação bem sucedida, erros, entre outros). Indo mais além, poderíamos facilmente adaptar este cenário a nossas aplicações, de modo com que em caso de um erro, fosse enviado um e-mail para o suporte com detalhes sobre o ocorrido, anexando à tela e inclusive efetuando respostas automáticas sobre o recebimento do erro, tornando este processo mais ágil, ou mesmo demonstrando o status de uma solicitação durante o seu processo de correção/desenvolvimento.

BOX 3 – Final Builder

O Final Builder é uma ferramenta de melhoria de processos na qual tem por principal objetivo automatizar as funções de Build de projetos. Através dele, é possível definir regras específicas de compilação em caso de falhas ou acertos, compilação agendada, integrações com soluções de versionamento como o SVN ou StarTeam, compactação de arquivos, envio de e-mails automáticos definidos por regras, dentre diversas outras finalidades. Apesar de já conhecida, foi “incorporada” ao Delphi a partir da versão XE, na qual veio recheada de outras consagradas ferramentas de desenvolvimento.

Pois bem, todo este processo pode ser realizado fazendo uso de boas práticas de desenvolvimento, através de classes que separem as funcionalidades de envio de e-mail, possibilitando a reutilização e adaptação deste recurso para várias finalidades e nas mais variadas situações. Sendo assim, este artigo tem por finalidade adotar as boas práticas de desenvolvimento de software para demonstrar três diferentes soluções viáveis para o envio de e-mail, fazendo uso de seus principais recursos, além de demonstrar um comparativo das mesmas.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo