Estudo de Caso: Projeto de Banco de Dados para Reclamações

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Este artigo apresentará uma sugestão para a modelagem de um banco de dados que armazenará os dados envolvidos durante o contato de um consumidor com a empresa.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Projeto

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Reclamações

Veja como modelar os contatos de consumidores com a empresa

 

Toda empresa que vende um produto ou presta um serviço deve possuir algum canal de comunicação com seus consumidores para ouvir reclamações. Este canal de comunicação muitas vezes é conhecido como S.A.C., muito utilizado em empresas de médio e grande porte. Outro canal de comunicação muito utilizado é a seção de um site chamada Fale Conosco. De qualquer forma é importante contar com uma maneira de ouvir reclamações, sugestões e comentários gerais do consumidor sobre um produto ou serviço. Com base neste contexto, este artigo apresentará uma sugestão para a modelagem de um banco de dados que armazenará os dados envolvidos durante o contato de um consumidor com a empresa.

Além da modelagem, o artigo também apresentará diversos detalhes sobre este contexto, pois toda vez que um consumidor entra em contato com a empresa ele quer ser ouvido e, na maioria das vezes, deseja uma solução para o seu problema com o produto e/ou serviço.

 

Ouvindo o consumidor

Cada vez que um consumidor entra em contato com uma empresa para reclamar de um produto ou serviço ele quer ser ouvido e quer obter uma solução satisfatória para o seu problema o mais rápido possível. A maneira na qual o consumidor é atendido durante o período de pós-venda gera vários impactos na empresa, pois caso ele tenha um ótimo atendimento ele não só vai se sentir satisfeito como vai divulgar este fato para outros possíveis consumidores. Caso contrário, o consumidor terá uma péssima experiência de consumo e dificilmente voltará a adquirir algum produto ou serviço da empresa "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?