Excel com Java e Apa: Use uma API da Apache para criar e manipular

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Neste artigo vamos conhecer o Apache POI, projeto open source que permite manipular documentos do Microsoft Office usando Java.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Excel com Java e Apa

Use uma API da Apache para criar e manipular

 

Neste artigo vamos conhecer o Apache POI, projeto open source que permite manipular documentos do Microsoft Office usando Java. O POI é composto por várias APIs, sendo as principais HSSF, HSLF e HWPF. Cada uma possibilita manipular um tipo de arquivo (Excel, PowerPoint e Word). Neste artigo apresentaremos a API HSSF, para manipulação de planilhas do Excel.

 

Visão geral

Para obter o POI acesse poi.apache. org. Neste endereço, você também pode encontrar uma grande quantidade de documentos descrevendo o conjunto de APIs (em inglês).

A API HSSF (Horrible Spreadsheet Format) é a mais madura do projeto POI. Usando a HSSF você pode ler, criar e AL terar documentos do Microsoft Excel. As principais classes da HSSF são:

 

HSSFWorkbook – Para manipular uma pasta de trabalho do Microsoft Excel.

HSSFSheet – Para manipular uma planilha dentro de uma pasta de trabalho.

HSSFRow e HSSFCell – Para manipular as linhas e as células de uma planilha.

 

A API ainda está em evolução e apresenta algumas limitações:

  • Não se pode criar gráficos dentro do Excel usando a HSSF; porém é possível criar um gráfico com o Excel e alimentar as informações que compõem esse gráfico usando a API, e depois salvar o resultado em outra planilha. Outra opção é obter os dados relevantes da planilha e gerar os gráficos com outra API como a JFreeChart.
  • A HSSF também não suporta macros, mas você pode manipular as informações em uma planilha contendo macros, e ao salvá-la, as macros serão preservadas.

Abrindo, lendo e salvando

Agora começaremos a conhecer a API HSSF. Primeiro vamos criar uma classe capaz de abrir uma planilha do Excel e exibir suas informações em um JTable do Swing. Em seguida criaremos um método que gera uma nova planilha baseada no conteúdo do JTable.

Veja na Figura 1 a planilha que vamos acessar (Lista.xls). Além do JTable, o JFrame da aplicação inclui dois JButtons: Abrir e Salvar como. Na Listagem 1 você pode ver o código associado ao botão Abrir. Ele permite selecionar a planilha do Excel a ser aberta utilizando o componente Swing JFileChooser. Veja na Figura 2 a aplicação com os dados já carregados.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?