1. Introdução

A linguagem XPath é considerada uma das duas principais linguagens de consulta para XML (a outra é a XQuery). Por esta razão, tem sido cada vez mais utilizada por desenvolvedores de aplicações em diferentes ambientes, tais como Java, .NET, PHP, etc.

Não é de surpreender que a linguagem seja atualmente ensinada em grade parte dos cursos de graduação em informática. Todo curso que possua uma disciplina sobre XML, normalmente irá ensinar alguma coisa de XPath: sintaxe básica das expressões, consultas com e sem filtros, etc. Uma dificuldade que pode surgir para os alunos na hora de fazer a “lista de exercícios sobre XPath” é arrumar um local para testar as consultas. Quase sempre, a opção é baixar e instalar algum editor free de XML, como o bom EDitiX Lite . No entanto, existe uma outra opção mais simples e rápida, que apresentaremos nesse artigo: utilizar uma extensão do navegador Firefox chamada XPath Checker para criar e executar consultas XPath no próprio navegador. As seções a seguir descrevem como instalar e utilizar o programinha.

2. Instalação do XPath Checker

A instalação do XPath Checker é trivial. Basta ir até o endereço https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/xpath-checker/ e clicar no botão “+Add to Firefox” (Figura 1). Após clicar no botão, o próprio Firefox solicitará a permissão para a instalação. Efetue a permissão. O XPath Checker será rapidamente instalado e estará disponível para uso.

Adicionando o XPath Checker ao Firefox

Figura 1: Adicionando o XPath Checker ao Firefox

3. Utilização do XPath Checker

Agora você poderá utilizar o Firefox para realizar consultas XPath sobre qualquer documento XML, esteja ele gravado em sua máquina ou disponibilizado em um endereço da Web. Basta fazer o seguinte:

1. Abrir o documento XML desejado. No exemplo abaixo (Figura 2), o documento XML do endereço http://www.w3schools.com/xml/simple.xml foi escolhido. Seu conteúdo é constituído por itens do cardápio de um restaurante hipotético.

Documento XML a ser consultado

Figura 2: Documento XML a ser consultado

2. Para abrir a janela de edição de consultas XPath, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o documento e escolher a opção “View XPath”.

Abertura da janela para edição de Consultas XPath

Figura 3 Abertura da janela para edição de Consultas XPath

3. Um formulário bem simples irá abrir e... pronto! Basta você digitar a consulta XPath no campo apropriado que os resultados serão exibidos imediatamente (Figura 4). No exemplo abaixo, a consulta digitada foi //food[calories < 700]. Ela retorna todos os itens do menu (“food”) com menos de 700 calorias (observe que foram retornados dois itens). Após a primeira consulta, você poderá fazer quantas outras desejar, bastando digitar sobre a anterior.

Executando uma consulta XPath e obtendo os resultados

Figura 4: Executando uma consulta XPath e obtendo os resultados

4. Conclusão

Este artigo apresentou um ambiente simples - talvez o mais simples de todos! - para a execução de consultas XPath. Se você está aprendendo a utilizar a linguagem ou se já a conhece e deseja uma forma de testar com agilidade seus exemplos poderá tirar proveito deste add-on do Firefox.