De que se trata o artigo

Este artigo aborda a utilização de stored procedures e functions através de código PHP usando algumas extensões para manipulação de bancos de dados nesta linguagem (mysql, mysqli e PDO).


Para que serve

As aplicações hoje em dia, em sua grande maioria, utilizam bancos de dados para a manipulação de informações que partem de seu domínio. Dada essa característica, as aplicações precisam implementar estratégias para garantir a persistência e acesso a essas informações, o que é uma atividade trabalhosa durante o desenvolvimento de um software. Conhecer formas alternativas para simplificar tal tarefa é algo sempre valioso para os profissionais dessa área.


Em que situação o tema é útil

Em projetos de desenvolvimento de software para web que utilizam PHP como linguagem de programação e que necessitam de acesso a bancos de dados MySQL.

Resumo Devman

Stored Procedure é uma coleção de comandos em SQL para manipulação de banco de dados. Ela permite encapsular tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha na execução). O procedimento armazenado pode, dentre outras coisas, reduzir o tráfego na rede, melhorar a performance, criar mecanismos de segurança. De forma semelhante, as functions trazem um conjunto de benefícios com seu uso. Melhorias estas que serão discutidas neste artigo.

Stored procedures e funções são recursos novos no MySQL versão 5.0. Uma stored procedure é um conjunto de comandos SQL que podem ser armazenados no servidor. Uma vez que isto tenha sido feito, os clientes não precisam reenviar os comandos individuais, mas pode fazer referência às stored procedures.

Stored procedures podem fornecer um aumento no desempenho já que menos informação precisa ser enviada entre o servidor e o cliente. O lado negativo é que isto aumenta a carga no sistema do servidor de banco de dados, já que a maior parte do trabalho é feita no servidor e menor parte é feita do lado do cliente (aplicação). E geralmente existem muitas máquinas clientes (como servidores web), mas apenas um ou poucos servidores de banco de dados. Stored procedures também permitem que você tenha bibliotecas de funções no servidor de banco de dados.

Neste contexto, este artigo aborda como criar alguns exemplos básicos de stored procedures e functions, e como invocar stored procedures e functions do MySQL usando códigos descritos em PHP com a ajuda de algumas extensões de banco de dados.

Vantagens do uso de stored procedures

Stored procedures podem prover melhorias de desempenho em bancos de dados, pois elas podem ser pré-compiladas e porque o cliente precisa enviar apenas um nome e parâmetros necessários ao servidor para executar uma stored procedure em vez de ter que enviar um código de um procedimento completo através da rede. Além disso, stored procedures trazem outras vantagens, como:

• Elas simplificam operações complexas através do processo de encapsulamento em uma única unidade com interface simples para ser utilizada.

• Elas ajudam a evitar erros, pois você pode usar uma mesma stored procedure já testada anteriormente em várias aplicações.

• Uma stored procedure executa sempre da mesma forma em todas as linguagens ou ambientes. Como stored procedures residem no servidor de banco de dados, elas não diferenciam qual ambiente de aplicação que você usa para chamá-la — a stored procedure por si só permanece consistente.

• Elas reduzem o risco de segurança pela limitação do acesso aos dados.

• Elas reduzem o tráfego na rede. Tarefas complexas e repetitivas podem requerer a obtenção de alguns dados, aplicando alguma lógica aos valores retornados, e usando os resultados para recuperar mais dados. Quando este processo com vários passos se localiza completamente no servidor de banco de dados, como em uma stored procedure ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo