O projeto está inativo

CRUD em PHP e MVC com Busca e Paginação

Aprenda a implementar uma busca, paginação e conversão monetária em PHP e MVC. Para isso vamos utilizar o projeto que criamos no curso “Como implementar um CRUD em PHP com MVC”. No cadastro de produtos utilizaremos as operações básicas SQL, como “Create, Read, Update, Delete”. O exemplo criado para este curso segue uma codificação simples e organizada que pode ser utilizada em qualquer contexto.

1 - Introdução

Estrutura do projeto

O exemplo aqui trabalhado será baseado no curso “Como implementar um CRUD em PHP com MVC” e nele adicionaremos algumas funcionalidades, como busca e paginação, como vemos a seguir:

Página principal Busca de Produtos Lista de Produtos e Paginação Validação de Duplicidade

A busca é efetuada de uma forma simples utilizando a cláusula where junto com a função LIKE do banco de dados MySQL, efetuando assim um filtro nas informações das colunas nome, ean, descrição. Na paginação utilizamos a função LIMIT para limitar o resultado, retornando assim apenas a quantidade solicitada por página.

MVC

O MVC é um dos mais difundidos padrões de arquitetura de software utilizados pelos desenvolvedores. Esse padrão define a divisão de uma aplicação em três camadas: Modelo, Visão e Controle, como mostra a Figura 1. Cada uma destas tem uma função específica e estão conectadas entre si.

Modelo de arquitetura MVC
Figura 1. Modelo de arquitetura MVC

Neste curso vamos nos basear nesse padrão para implementar uma aplicação que contará com as operações de CRUD de produtos. Teremos então um controller, model e views responsáveis pelas ações de cadastro, edição, exclusão e listagem de dados. Na Figura 2 vemos como a aplicação estará estruturada e nela podemos identificar as camadas do MVC, bem como componentes auxiliares:

Arquitetura da aplicação
Figura 2. Arquitetura da aplicação

Sugestão de Conteúdo

Ficou com alguma dúvida?