Muitas pessoas se perguntam se tem idade para iniciar na carreira de programação, acreditando que pode ser um empecilho. Cada idade tem seus prós e contras.

Geralmente o cara mais novo terá mais tempo para começar a estudar, pois não tem tantas obrigações; já o cara mais velho, tem certos compromissos que não dão tempo para estudar, mas também é mais focado, com a certeza do que quer para a carreira - tem mais concentração, objetivo e foco. Enquanto o cara mais novo não: está conhecendo, começando a vida e quer experimentar um pouquinho de cada coisa, por isso pode desviar facilmente a atenção.

Conheça suas limitações

O importante é conhecer as suas limitações para adaptar-se e conseguir estudar com qualidade. Por exemplo, se não tem muito foco, não pode deixar o celular por perto; ou se tem pouco tempo, deve estar muito focado na hora que tem para estudar. Há aqueles que não conseguem gravar o conteúdo aprendido, então como solução podem usar a escrita dos pontos chaves a seu favor.

Idade cronológica não é um diferencial na área da programação. Foco e determinação nos estudos é mais uma questão de perfil do que de idade. Numa sala de aula podemos acabar encontrando jovens focados nos estudos enquanto vemos pessoas mais velhas apenas para pegar um diploma.

E o mercado de trabalho?

Geralmente as empresas contratam por competência, sem ligar para a idade. Contudo, isso vai do perfil de cada empresa. Tem àquelas que preferirão caras mais novos, por conta do ritmo acelerado do escritório, onde estão tocando um monte de coisas ao mesmo tempo.

Os jovens tendem a ter um perfil adrenalina, que está a todo momento trabalhando em diversas coisas diferentes. O ponto negativo nisso é que esse mesmo jovem, em busca de coisas diferentes, tende a buscar novas oportunidades, ficando pouco tempo na empresa. Imagina se esse jovem larga o projeto no meio do caminho?

Existem empresas que focam na contratação do cara mais velho porque geralmente esse já tem família e não vai se deslocar de uma cidade para outra cidade do nada, não vai querer correr risco porque tem conta para pagar. Ou seja, ele vai ficar focado naquilo.

Há empresas que contratam diversos perfis de idades distintas. Só basta ser bom!

Como se tornar um bom programador?

Não tem para onde correr: vai ter que estudar: fazer cursos, criar projetos, praticar!

Um boa ideia é fazer um curso de HTML e CSS. Você monta um site para colocar em prática esses conhecimentos adquiridos, publica no GitHub e coloca no seu portfólio. Para cada nova linguagem de programação aprendida, como Java, PHP, Python etc., crie um sistema, mesmo que pequeno, e coloque no seu repositório e portfólio. Com isso você já terá uma bagagem.

Se você é um programador sem experiência de trabalho em uma empresa, mas tem diversos projetos no currículo, com certeza consegue uma vaga no mercado. E isso não tem nada a ver com a sua idade!

O importante para você que é mais velho é não perder tempo! Você não pode perder tempo dando volta no teu estudo, que tem que ser organizado e com uma curva de aprendizado menor. E a proposta da DevMedia é justamente essa!

Criamos aqui na plataforma os planos de estudos de cada carreira: mobile, front-end e back-end. Para praticar os conteúdos adquiridos temos diversos exercícios que lhe ajudarão a conquistar o certificado de autoridade, que é aquele comprovando que você sabe aquela determinada matéria.

E se não conseguir uma vaga de emprego?

Se não conseguir uma vaga em uma empresa, há chances de ganhar dinheiro de forma autônoma através de freelancer. O programador tem esse recurso de captar clientes para ele mesmo. Afinal de contas, todo mundo quer fazer um site hoje em dia, ou quer fazer um aplicativo.

Tem diversos sites freelancers para se cadastrar e conseguir um projeto. Cobra um valor para o serviço, que pode variar de acordo com o cliente. Assim, você trabalha por conta própria. Exemplos de sites assim são o Workana, o 99freelas e o VintePila.

Além disso, você pode ganhar dinheiro que é a venda de templates: você pode criar páginas web e disponibilizar para o WordPress, que é um gerenciador de conteúdo.

Outra forma de ganhar dinheiro é através de anúncios em aplicativos e jogos: de centavo em centavo, quando você for ver, vai ter alguns dólares. Você pode criar um aplicativo simples e colocar propaganda.

Veja que o ramo da programação não tem nada a ver com idade. A qualquer momento da sua vida você pode. Conversamos mais sobre assunto no nosso canal no Youtube.