Explorando as opções – IDE Visual Studio 2003

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo Marcus Garcia demonstra como explorar as opções disponíveis da IDE do Visual Studio 2003 aumentando a produtividade.


por:Marcus Garcia

Um fato que geralmente acontece com a maioria dos desenvolvedores que conheço, é a falta de compreensão dos recursos embutidos na IDE do Visual Studio 2003. É claro que, antes de “desçer o dedo” em códigos precisamos montar a arquitetura, planejar, etc. Mas nesse momento, estou falando é de produtividade e controle na hora de começar a criar. Muitos, apenas abrem o Visual Studio, criam um projeto e “aceleram” digitando códigos alucinadamente esquecendo, porém, que assim como fazemos para iniciar um documento no Word, uma planilha ou etc., precisamos também configurar nosso ambiente para facilitar o trabalho do dia-a-dia.

Recursos como Controle do fluxo de código, Editor de texto, Ferramentas de Banco de dados, Depuração, Designer de HTML, etc. são facilmente configuráveis e auxiliam na administração e produção de nossos códigos. Vamos explorar alguns desses recursos.

Navegando pelo menu Tools/Options, vá para Tex Editor

Dentro da opção Text Editor encontramos várias sub-pastas, click sobre All Languages.

Temos por exemplo, na divisão Settings a opção Check box denominada Word Wrap. Ao clicar, todos seus códigos faram quebra automática, veja na figura abaixo, note que temos um caracter(quadrado vermelho) que indica a quebra automática.

Sem quebra, e necessário ficar rolando a tela...

Temos também na divisão Display a opção Check boox Line Numbers. Ao clicar seus códigos receberam ao lado esquerdo a numeração de linhas

Para os que gostam de criar BD a partir da IDE do VS, defina previamente o comprimento dos tipos de variáveis mais utilizados por você.

Utilizando o menu Device Toos, click sobre a Opção Devices, escolha um dos dispositivos e faça o dispositivo Emular sem ter que rodar necessariamente, um projeto para isso.

Escolha o dispositivo, click sobre Configure e faça modificações de configuração no dispositivo...

Você pode alterar, quantidade de memória, tamanho de display, portas serias...

Para Windows forms, podemos definir o tamanho default do form que será adicionado e controlar o Grid...

Dentro de Environment, podemos controlar várias opções:

- Fonts and Colors

Controlar tipo e tamanho de fonte, cor de fundo ou utilizar um padrão pré-definido.

CONCLUSÃO

Existem outras opções, por default, não são marcadas devido a pouca utilização. Basicamente, mostrei alguns pontos que podem ser óbvios para muitos, porém sempre são úteis e pouco utilizados. Na versão do Visual Studio 2005, existem mais opções e maior controle sobre toda a IDE, vale a pena fazer download e examinar com calma a nova versão.

Visite meu blog :

http://br.thespoke.net/MyBlog/marcusgarcia/MyBlog.aspx

Entre em contato através do email: editormsdnweb@gmail.com

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?