Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo trata de um overview da mais nova versão das ferramentas contidas no pacote Microsoft Expression. Lançado recentemente, o Expression 4 possui importantes ferramentas para o dia-a-dia do desenvolvedor, designer e híbridos (profissionais que atuam tanto na criação e concepção de conceitos e design, até navegação, experiência do usuário e desenvolvimento da aplicação e/ou websites)

Para que serve

Desenvolvimento da interface gráfica de aplicações WPF, Silverlight, Windows Phone, páginas web e artefatos necessários para as mesmas como produção de conteúdo multimídia e criação e personalização de elementos visuais.

Em que situação o tema é útil

Quando se deseja centralizar o uso de ferramentas gráficas de uma forma que facilite que todos membros da equipe venham a aprender de forma fácil. Quando for necessário criar efeitos visuais para os aplicativos (WPF/Silverlight) de forma facilitada.

Resumo do DevMan

O Silverlight é um assunto extenso e interessante, o IDE Visual Studio (atualmente na sua versão 2010) é umas das ferramentas para se trabalhar com arquivos XAML e criar arquivos XAP (extensão do Silverlight), porém existem outras ferramentas que o profissional deve conhecer que impactarão na qualidade e eficiência dos seus projetos. Um novo conjunto de ferramentas tem um destaque especial e este artigo pretende explorá-lo. Seu nome é Microsoft Expression Studio. Para quem cria páginas web e possui um perfil flexível e ao mesmo tempo dinâmico de trabalho, precisa ter em mão ferramentas ágeis e eficientes que cubram uma boa área de atuação. O pacote Microsoft Expression endereça perfeitamente este tipo de desafio, reunindo em um diferente pacote quatro ferramentas que completam-se e combinam-se, não só entre elas mas também com excelente compatibilidade entre outros softwares da própria Microsoft como o Visual Studio e até mesmo ferramentas de terceiros, como é o caso do já consagrado Adobe PhotoShop.
Autores: Alexandre Tadashi Sato e Fernando Martin “Caverna”

“Excelente design e desenvolvimento requerem paixão, habilidade e ferramentas excepcionais. Com o Expression Studio 4 estamos entregando um conjunto de ferramentas único, que traz estes dois mundos”, disse S. Soma Somasegar, vice-presidente sênior da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft. E é com esta premissa que começamos nossa jornada.

O Expression Studio é um pacote que atualmente contém quatro ferramentas que auxiliam o designer ou programador em tarefas que vão desde a criação de websites, depuração e testes de aplicativos no browser, construção de aplicativos em Silverlight, criação de designs interativos, prototipação de projetos, preparação e codificação de vídeos VC-1 e H.264 e trabalho com gráficos em geral. É composto do Microsoft Expression Blend 4 + SketchFlow, Microsoft Expression Design 4, Microsoft Expression Encoder 4 e Microsoft Expression Web 4.

Como as linhas de desenvolvimento e design são cada vez mais difusas, há necessidade de um conjunto de ferramentas que efetivamente combine as duas disciplinas em um fluxo contínuo. O Expression Studio 4 distingue-se, permitindo que designers e desenvolvedores criem aplicativos dinâmicos usando suas habilidades existentes em um conjunto de ferramentas de design atual. Dito de outra forma, é para profissionais que desejam design, independentemente do seu cargo.

Nesta versão a ferramenta apresenta um ritmo acelerado de desenvolvimento e inovação impulsionada nos últimos anos por melhorias tão rápidas nas plataformas subjacentes. NET e Silverlight. Esta versão não oferece suporte ao HTML5, porém a Microsoft comprometeu-se publicamente a apoiar plenamente o HTML5, e em especial vem demonstrando sua aposta com as características implementadas no seu navegador, o Internet Explorer 9 (IE9).

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo