Atenção: esse artigo têm dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

De que se trata o artigo

Organização, planejamento e realização da técnica de remoção de dados históricos chamada expurgo em bancos de dados de médio e grande porte.


Para que serve

Fornecer uma base teórica e prática para a realização do expurgo de dados em bancos de dados de médio e grande porte. Também é utilizado para facilitar o planejamento e a realização dos passos necessários para a remoção de linhas em estruturas de dados complexas.


Em que situação o tema é útil

O expurgo é necessário em situações onde os bancos de dados crescem rapidamente gastando recursos preciosos, como espaço em disco. A realização do expurgo é útil para manter o banco de dados enxuto e apenas com as informações necessárias para o uso diário.

Resumo Devman

Existem vários fatores a serem considerados quando se planeja remover dados históricos de um banco de dados. Neste artigo são apresentados os fatores necessários para o planejamento assim como os passos que devem ser utilizados na execução do expurgo. O artigo apresenta também um exemplo de como expurgar uma base de dados, dividido em 14 passos práticos, que pode ser adaptado para qualquer banco que possua tabelas relacionadas.

Devman: Veja o que você vai aprender adicionalmente neste artigo:

- O que é um downtime de banco de dados;

- O que é uma Regressão Linear;

- O que significa a disponibilidade 24x7x365;

- Quais são os tipos de Recovery Model do SQL Server.

A cada dia novos bancos de dados são projetados para armazenar informações. Após o projeto e a implementação é natural que eles armazenem as informações conforme especificado. Contudo, durante a fase de projeto e implementação os profissionais responsáveis evitam ou esquecem de projetar como remover periodicamente o que está armazenado. Sem a remoção periódica destas informações a tendência é que os sistemas apresentem problemas, como a lentidão e o crescimento excessivo devido à quantidade de dados armazenados.

O processo utilizado para esvaziar ou limpar periodicamente um banco de dados chama-se expurgo. Neste artigo veremos como planejar este processo levando em consideração vários fatores, como a estrutura dos dados, o impacto causado e a maneira de realizar um expurgo com sucesso em bancos de dados de tamanho médio e grande. O artigo apresentará também uma análise do impacto no tamanho de um banco de dados depois do expurgo ter sido realizado.

Bases grandes

De acordo com o dicionário, uma das possíveis definições do verbo expurgar diz que esta ação é o ato ou efeito de purificar. No contexto de banco de dados expurgar quer dizer remover as informações mais antigas com o objetivo de obter algum benefício. Estas informações geralmente são consideradas como histórico, pois elas raramente são utilizadas nas operações diárias. Como exemplo, podemos citar informações sobre eventos de mais de cinco anos atrás que ainda são armazenadas. Dependendo do contexto, estas informações podem ser removidas sem afetar o uso diário dos sistemas e aplicações.

Porém, existem outras situações que podem levar à necessidade da remoção das informações. Geralmente estas situações são relacionadas ao crescimento rápido do banco em um curto período de tempo. Devido a este rápido crescimento é preciso conhecer a causa do aumento do volume de dados antes de considerar um expurgo, pois desta maneira fica mais fácil projetar como a exclusão de dados será feita.

Uma das causas mais comuns para o crescimento rápido é a importação em massa. Muitas vezes é preciso importar dados de um arquivo ou de outras fontes diretamente para o banco de dados com o objetivo de manipular as informações apenas temporariamente. Uma vez que o processamento foi realizado é preciso remover as informações que foram importadas.

Outra causa comum para o crescimento rápido é a necessidade de testes. Nestas situações os responsáveis pelos testes inserem ou modificam diversos dados (na base de desenvolvimento), para que eles apareçam na aplicação, de modo a auxiliar o conjunto de testes. Uma vez que os testes sejam realizados a informação pode ser expurgada da base.

Por fim, erros nos dados geralmente impulsionam o crescimento da base, preenchendo-a com dados errados ou incompletos que ocupam espaço sem necessidade.

Qualquer uma das causas citadas contribui para o crescimento indesejado da base de dados. Em geral, é recomendado que o DBA monitore e saiba com exatidão qual é o motivo pelo qual a base de dados está com um tamanho excessivo antes de planejar como será feito o expurgo. Esta tarefa envolve entender qual é o contexto da aplicação, quais são as tabelas mais utilizadas, como e com qual freqüência o sistema é utilizado, além de outros detalhes relevantes sobre os dados.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo