Por que eu devo ler este artigo:Este artigo aborda o FastReport, a suíte de geração de relatórios para Delphi. Presente como uma solução a parte há várias versões do Delphi, a mesma passou a ser a incorporada como ferramenta oficial de desenvolvimento de relatórios a partir do Delphi XE2. O tema é útil para o desenvolvedor que deseja conhecer como criar relatórios com o FastReport. Quem já utiliza a ferramenta conhecerá funcionalidades avançadas para serem usadas no dia-a-dia do desenvolvimento de relatórios no Delphi.

A partir da versão XE2, o FastReport passou a ser a ferramenta de relatórios “oficial” do Delphi, embora ainda seja possível utilizar qualquer outro gerador de relatórios, como o Rave. Com ele podemos criar desde relatórios simples, até os mais complexos e voltados para aplicações Win32 e FireMonkey. Mas existe um porém, a versão que acompanha o Delphi (chamada Embarcadero Edition), não possui suporte ao FireMonkey. Deve ser feito download no site (seção Links) para essa versão especifica.

Os exemplos mostrados neste artigo estão compatíveis com o FireMonkey, aplicando-se as características das plataformas Windows e MAC. O próprio fabricante não disponibiliza documentação específica para desenvolvimento FireMonkey, devido a sua compatibilidade com a VCL, assim, o melhor fazer é utilizar a da documentação para VCL.

A ferramenta ainda possui suporte (adquirido separadamente) para .NET, Mono e Lazarus. Além de uma ferramenta chamada FastCube para análise de dados e construção de relatórios e gráficos (OLAP), entre outras.

Para ver exemplos e outras informações sobre essas ferramentas, veja na seção Links os respectivos endereços. Nesse artigo, vamos conhecer a versão do FastReport que acompanha o Delphi XE5, aprendendo a criar relatórios simples, agrupados, formatações, templates e muitos outros exemplos.

Veremos também alguns exemplos para a versão comercial do FastReport, onde há recursos de gráficos, cross-tab entre outros. O FastReport possui conversões de relatórios Quick Report, Rave Reports e Report Builder por meio de units. Este artigo não visa abordar estes exemplos.

Conhecendo a ferramenta

Ao abrir o Delphi e criar um novo projeto VCL Forms, pode-se visualizar a aba FastReport 4.0 (Figura 1).

Figura 1. Aba do Fast Report no Delphi

Para a criação de relatórios, é preciso basicamente de apenas dois componentes: o frxReport e o frxDBDataSet. O primeiro é o editor de relatórios, onde basta dar um duplo clique para que o IDE de Design seja aberto (Figura 2). O segundo é o responsável por realizar a ligação dos dados com o relatório.

abrir imagem em nova janela

Figura 2. Ambiente de desenvolvimento de relatórios (fonte: FastReport User’s Manual)

A descrição de cada funcionalidade segundo a Figura 2.

1. Report designer: onde são adicionados os objetos para o relatório (bandas, controles etc);

2. Barra de menus;

3. Barra de ferramentas: botões com as opções de carregar relatórios, criar novos, salvar etc;

4. Barra de ferramentas do objeto: objetos que podem ser adicionados ao relatório;

5. Report page tabs: abas para configuração da página do relatório;

6. Report tree: janela onde pode-se visualizar as bandas e objetos inseridos no relatório;

7. Object Inspector: janela para definição das propriedades dos objetos do relatório;

8. Data tree: janela com os objetos de dados do relatório. Permite arrastar facilmente um campo para o relatório;

9. Régua;

10. Status line: semelhante a uma barra de status, com informações sobre o objeto selecionado no relatório.

Criando o exemplo

Primeiramente, crie uma aplicação VCL Forms - Win32 (File>New>VCL Forms Application - Delphi). Se você não possui o Delphi XE5, os exemplos aqui vistos poderão ser ap ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo