Guia Delphi

FastReport - Elaboração de Relatórios Passo a Passo - Revista ClubeDelphi 145 - Parte 1

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Este artigo trata de demonstrar como utilizar o gerador de relatórios FastReport, tanto na versão integrada ao ambiente de desenvolvimento do Delphi XE 2 como a completa.

Artigo no estilo Curso
De que se trata o artigo

Este artigo trata de demonstrar como utilizar o gerador de relatórios FastReport, tanto na versão integrada ao ambiente de desenvolvimento do Delphi XE 2 como a completa, com a finalidade de exibir informações da base de dados aos usuários de uma forma rápida e prática, apresentando o editor visual e seus principais componentes.

Em que situação o tema é útil

O tema é útil em praticamente qualquer aplicação, já que é uma prática muito comum criar relatórios para ilustrar informações por meio de texto comum ou mesmo graficamente, permitindo assim uma maior interatividade e análise entre o usuário e a aplicação.

FastReport

Imaginar um Software de uma empresa que não apresenta um acesso rápido e fácil às informações, ou em outras palavras, a exibição de relatórios detalhados, é praticamente inconcebível. Os relatórios são de extrema importância para qualquer seguimento do mercado, desde o mais simples até o mais sofisticado. Através dos mesmos é possível analisar e tomar as decisões corretas para o futuro da empresa. Diante deste fator, existem várias ferramentas disponíveis, especializadas na elaboração de relatórios no Delphi e outros ambientes de desenvolvimento também, como é o caso da ferramenta tema deste artigo. O FastReport é uma ferramenta consolidada que está presente há muito tempo no mercado e possui uma versão que faz parte do conjunto de recursos do Delphi XE 2, podendo ser facilmente empregado no desenvolvimento de relatórios para as mais variadas aplicações. Neste artigo serão apresentadas as características principais desta ferramenta, bem como seus componentes e integrações necessárias para que o mesmo possa ser utilizado na apresentação de um simples relatório de contas à receber, detalhado em três níveis, com o emprego de recursos que oFastReport oferece.

A informação, quando coerente, é o pilar principal para que quaisquer aplicações possam alcançar e demonstrar os resultados esperados pelos usuários finais, auxiliando os empresários a tomar decisões importantes no cotidiano que são vitais para a manutenção e prosperidade da organização de uma forma geral. Evidentemente, além da base de dados, a apresentação de relatórios é uma obrigatoriedade para que qualquer Software destinado ao ambiente comercial ou industrial possa obter uma grande aceitação pelos seus utilizadores, relatórios estes que podem ir desde os mais simples até os estratégicos, que por sua vez podem dar uma visão mais abrangente da situação da empresa através de comparações e estatísticas por exemplo. Além disso, os relatórios permitem que as informações sejam expostas de uma forma rápida, organizada e de fácil interpretação. O Delphi XE 2 conta com diversas ferramentas para a elaboração de relatórios, onde muitas são pagas e outras gratuitas, possuindo também algumas que podem ser instaladas junto com o mesmo, como é o caso do FastReport 4 Embarcadero Edition. O FastReport é uma ferramenta profissional com várias funcionalidades que fazem parte do mercado de elaboração de relatórios há mais de 10 anos, possuindo também outras versões mais completas com outros recursos do que a presente no Delphi XE 2, como é o caso da Enterprise. Outro fator interessante é que o mesmo pode ser encontrado para outras plataformas, como .NET, e versões anteriores do próprio Delphi, lembrando que as mesmas não são gratuitas. Quanto ao desenvolvimento, o FastReport possui um editor visual próprio customizável que permite a elaboração de relatórios de uma forma rápida e prática. Por padrão, tais relatórios são gravados em conjunto com os próprios formulários, nos arquivos do tipo DFM (ver nota do DevMan 1), mas também podem ser salvos em arquivos diretamente em um meio físico como o HD, se assim for o desejo do desenvolvedor, que posteriormente, pode integrar rapidamente sua aplicação ao arquivo referente ao relatório e assim permitir a pré-visualização, exportação e impressão do mesmo facilmente, através dos vários componentes da ferramenta. O Editor também permite que um relatório possa ser pré-visualizado em tempo de Design.

O FastReport oferece suporte à diversos objetos, tais como imagens, textos, gráficos, códigos de barra, checkboxes, linhas, tabelas, formas, entre outros, bem como permite a programação de códigos internos nas linguagens PascalScript, JScript, BasicScript e C++Script. Outra característica relevante é com relação aos componentes capacitados a exportar o relatório para diversos formatos de arquivos, como é o caso de imagens (JPEG, GIF e BMP), documentos (HTML, XML, PDF, DOC, XLS, ODT, ODS, etc), entre outros, o que torna o mesmo fácil de ser reutilizado ou compartilhado pelos seus utilizadores. Ao empregá-lo nas aplicações, o desenvolvedor pode enviar parâmetros em tempo de execução para o relatório antes de sua exibição, onde é possível informar valores de variáveis, adicionar componentes diretamente através de código fonte e etc. Também possui funcionalidades destinadas a depuração (breakpoints).

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?