Voltar
Artigo no estilo: Curso
De que se trata o artigo

Este artigo sobre FastReport demonstra outros recursos interessantes e avançados desta ferramenta que podem ser úteis no dia-a-dia de acordo com a necessidade do projeto. Serão apresentados recursos como variáveis, eventos, cross-tab, impressão de arquivos, criação e exportação de relatórios em tempo de execução, dentre outros.


Em que situação o tema é útil

Utilizar o FastReport para elaborar relatórios de formas diferentes à tradicional, bem como conhecer e empregar alguns recursos avançados desta ferramenta, como é o caso da elaboração de relatórios em tempo de execução.

FastReport

Ter a disposição relatórios que possibilitem diversas visões da empresa é algo imprescindível para os usuários. Sendo assim, contar com ferramentas que auxiliem e agilizem ao máximo o processo de criação, edição, visualização e impressão de relatórios, como o FastReport, é um fator extremamente importante no âmbito de desenvolvimento de Software. Presente no Delphi XE2, esta poderosa ferramenta oferece uma diversidade de recursos que vão além da elaboração de relatórios tradicionais baseados em DataSets, onde o desenvolvedor pode criar relatórios de forma dinâmica e preenchê-los de acordo com sua necessidade. Neste artigo serão apresentadas outras características do FastReport que podem ser úteis em diversos momentos, bem como a adição de recursos e ampliação das possibilidades no relatório de exemplo criado no artigo anterior.

No artigo anterior sobre a ferramenta FastReport, foi abordada a construção tradicional de relatórios contendo três níveis (Master/Detail/SubDetail) com base em DataSets e outros recursos interessantes, como é o caso do Drill-Down/Drill-Up, que possibilita aumentar/diminuir o nível de detalhamento. Neste artigo, serão abordados alguns dos diversos recursos adicionais que o FastReport oferece, como é o caso de variáveis, eventos, elaboração de relatórios cross-tab e etc. As variáveis permitem que o desenvolvedor envie valores para o FastReport em tempo de execução, preenchendo os recipientes conforme necessitar. Os eventos estão presentes em grande parte dos objetos que compõem o relatório, permitindo a realização de tarefas antes ou após a impressão dos componentes, dentre outros momentos. O recurso cross-tab consiste simplesmente na elaboração de relatórios que facilitam o cruzamento de informações, que podem ser baseadas em diversas tabelas. Também existe a possibilidade de montar um relatório em tempo de execução, diretamente através de código fonte, utilizando o componente principal TfrxReport, que oferece a base para a elaboração do relatório. Esta ferramenta oferece ainda a alternativa de imprimir arquivos, onde os mesmos podem ser carregados facilmente através do Delphi e suas informações enviadas para o relatório. Veremos isto mais adiante.

As funcionalidades do FastReport mencionadas, dentre muitas outras, aumentam o número de possibilidades e permitem uma maior flexibilidade para todo o processo relacionado a relatórios, tornando-o uma excelente escolha para os projetos.

Variáveis

O FastReport oferece suporte a variáveis. Este recurso é muito útil quando existe a necessidade de utilizar valores dinâmicos em relatórios, tais como o envio de informações em tempo de execução. As variáveis podem ser previamente declaradas, através do designer, ou desconhecidas, onde os valores das mesmas precisam ser informados posteriormente.

Para dar início a um exemplo prático de como trabalhar com variáveis em relatórios, o mesmo projeto criado no artigo anterior pode ser utilizado. Tal projeto já possui um simples relatório de contas a receber baseado em três níveis (Master/Detail/SubDetail – Pessoa/Conta/Parcelas) que foi definido. Após o carregamento do mesmo, o Designer do FastReport contendo o relatório deve ser aberto, lembrando que este processo é efetuado através de um clique duplo sob o objeto frxReport1. Para dar continuidade ao exemplo, uma variável denominada “Usuario” deve ser declarada, cujo intuito será preenchê-la em tempo de execução com o nome do usuário que está efetuando a impressão. Sendo assim, o menu Report>Variables deve ser acessado. Neste momento, a janela “Edit Variables” é exibida e através da mesma, o desenvolvedor pode facilmente declarar as variáveis para serem utilizadas no relatório. O primeiro passo é adicionar uma categoria através do botão “Category” do editor. Em seguida, deve-se criar a variável através do botão “Variable”. Para renomear categorias e variáveis, o desenvolvedor pode utilizar o botão “Edit” ou simplesmente a tecla F2. A Figura 1 apresenta a janela “Edit Variables” contendo a categoria e a variável criada.

Figura 1. Janela “Edit Variables” com a definição da variável “Usuario”

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo