De que se trata o artigo

Este artigo apresenta uma introdução de como integrar as aplicações da plataforma VCL desenvolvidas no Delphi XE 2 com o FastReport 4, uma poderosa e sólida ferramenta de geração de relatórios integrada ao Delphi nesta versão, apresentando também uma solução alternativa para criar relatórios através do FireMonkey.

Em que situação o tema é útil

Elaborar relatórios baseados no FastReport 4, presente na versão Delphi XE 2 e também disponível para versões anteriores, utilizando o editor visual da ferramenta, facilitando na criação, organização e visualização dos mesmos, bem como uma alternativa para “exportação de dados” a partir de aplicações baseadas em FireMonkey.

FastReport

Atualmente a elaboração de relatórios em aplicações comerciais além de obrigatória, se tornou um grande diferencial, uma vez que os softwares podem conter relatórios de controle, financeiros, gerenciais, estatísticos, estratégicos, entre tantos outros, fazendo com que o usuário final deseje ou necessite obter a aplicação. O FastReport é uma ferramenta para a elaboração dos mais diversos tipos de relatório, possuindo um editor gráfico que permite a criação dos mesmos de uma maneira bem rápida e simples, aumentando assim a produtividade, utilizando também o famoso recurso arrastar e soltar, possibilitando ao desenvolvedor a criação de relatórios visualmente mais refinados com informações que podem ser facilmente destacadas e obtidas direto de DataSets inseridos em formulários do Delphi. Neste artigo é apresentada uma simples implementação de um relatório de Vendas para a familiarização com os recursos do FastReport, bem como algumas opções e recursos interessantes presentes no Editor do mesmo e para finalizar, um simples exemplo de como exportar dados de aplicações FireMonkey para HTML.

O Delphi XE 2 trouxe uma série de novidades que deram um novo “gás” para o desenvolvimento de aplicações em Delphi. A nova plataforma de desenvolvimento FireMonkey tem roubado a cena quando o assunto é a nova versão da ferramenta. Entretanto, apesar da FireMonkey possuir um futuro promissor, é uma nova tecnologia, portanto ainda não possui um vasto número de componentes adicionais e todas as funcionalidades necessárias para uma solução comercial completa, como é o caso de uma ferramenta específica para a geração de relatórios, afinal todas as disponíveis são voltadas para a plataforma VCL e vale a pena lembrar que a FireMonkey não é compatível com a mesma. Sendo assim, o desenvolvedor pode criar rotinas para desenvolver relatórios em HTML (ou outro formato) e utilizá-las na FireMonkey enquanto não há um suporte completo para esta tarefa, uma vez que relatórios são mais que essenciais em uma aplicação comercial por permitirem ao usuário final uma análise detalhada sobre sua empresa. Por outro lado, a VCL também recebeu atualizações significativas nesta versão.

Ao instalar o Delphi XE 2, o desenvolvedor conta também com a instalação do FastReport Embarcadero Edition (Versão 4). O FastReport é um componente adicional que permite a criação, edição, pré-visualização e impressão de relatórios de uma maneira eficiente e rápida, possuindo também um editor visual para a elaboração dos mesmos. Possui diversas versões como basic, standard, enterprise e professional, sendo também encontrado para edições anteriores do Delphi e outras plataformas de desenvolvimento, como é o caso da .NET. Possui um histórico sólido, uma vez que foi criado há mais de 10 anos e é utilizado por milhares de desenvolvedores ao redor do mundo. Vale a pena evidenciar que o FastReport não é uma ferramenta gratuita, portanto se o desenvolvedor desejar obter outras versões do mesmo, deverá efetuar sua compra, contudo possui versões de demonstração que podem ser facilmente obtidas (ver seção links).

Com relação aos recursos presentes no FastReport, além da interface avançada de desenvolvimento de relatórios, oferece suporte a mestre-detalhe, cache de grandes relatórios, herança, exportação para vários formatos (BMP, JPEG, HTML, PDF, TIFF, GIF, etc), encriptação, código de barras, entre outros recursos. Vale à pena evidenciar também que a versão presente no Delphi XE 2 não é a mais completa, onde recursos como bandas verticais, datasets internos, componentes para web, entre outros, não estão presentes.

Em meio a tantas novidades não se pode deixar de comentar também sobre outras ferramentas disponibilizadas em versões anteriores no que diz respeito à elaboração de relatórios, como é o caso do RaveReports, que também pode ser instalado em conjunto com o Delphi XE 2.

FastReport e suas Características ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo