Fatores que influenciam a melhoria de processos - Revista Engenharia de Software Magazine 42

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O objetivo do artigo é apresentar como ocorreu a primeira implementação e avaliação de uma iniciativa de programa de Melhoria de Processo de Software no Estado do Amazonas, assim como apresentar os principais Fatores Críticos de Sucesso que influenciaram esta iniciativa pioneira no Estado.

De que se trata o artigo:

O objetivo do artigo é apresentar como ocorreu a primeira implementação e avaliação de uma iniciativa de programa de Melhoria de Processo de Software no Estado do Amazonas, assim como apresentar os principais Fatores Críticos de Sucesso que influenciaram esta iniciativa pioneira no Estado.

Em que situação o tema útil:

Os fatores que influenciaram na implementação e avaliação da iniciativa de MPS podem ser utilizados como parte da estratégia de implementação de iniciativas de melhoria em empresas de contexto semelhante, de modo que a verificação desses fatores pode ajudar na rápida execução do programa de melhoria.

Resumo DevMan:

No artigo discute-se como foi realizada a primeira implementação e avaliação de um programa de Melhoria no Amazonas. Ao apresentar o contexto destas empresas e seus fatores de influência, espera-se que mais empresas se sintam motivadas a realizar este tipo de iniciativa, uma vez que traz benefícios para as organizações, como a maior competitividade. Os fatores de influência apresentados neste artigo devem ser utilizados cuidadosamente durante a implementação de novos programas de Melhoria, visando sempre melhorar o desempenho das organizações.

Autores: Davi Viana dos Santos e Tayana Conte

Quando há uma preocupação maior com a qualidade do processo é possível ter mais produtividade na organização, maior competitividade em relação às outras empresas do mesmo segmento, diminuir o esforço e custo dos projetos e lidar com questões críticas relacionadas ao tempo de lançamento de produtos comerciais [7].

Porém, o sucesso de programas de MPS depende de diversos fatores técnicos e fatores sociais que, segundo [8], são questões socio-técnicas, relativas à condução das iniciativas de melhoria e à interação entre seus participantes (ver Figura 1).

Figura 1. Fatores técnicas e sociais

Para auxiliar no direcionamento de adoção de programas de MPS, é de grande relevância o desenvolvimento de pesquisas que apresentem conduções de estudos qualitativos. Pesquisas qualitativas possibilitam identificar e compreender, em detalhes, os diversos fatores que influenciam diretamente iniciativas de melhoria de processo de software e da relação dos colaboradores com esses fatores, pois todo o processo de desenvolvimento é dependente do comprometimento humano [10]. Apesar de haver diversos estudos abordando fatores em MPS [5], o número de pesquisas que visam analisar qualitativamente as influências nos programas de melhoria ainda está aquém do necessário para permitir uma ampla compreensão desses fatores em diversos contextos [4].

Este artigo descreve um estudo qualitativo da primeira iniciativa de implementação e avaliação de MPS no Estado do Amazonas, com o propósito de identificar quais os fatores de influência no programa de MPS, do ponto de vista dos colaboradores das organizações envolvidas. O principal objetivo deste artigo é discutir os resultados do estudo proposto, na qual se usou procedimentos de análise qualitativa onde foram analisados os dados das entrevistas.

Fatores de influência na literatura"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?