Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 6 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Ferramenta CASE

Soluções para Gerenciamento de Riscos de Projetos

De que se trata o artigo:

Apresentação de uma ferramenta para apoiar o gerenciamento de riscos.

Para que serve:

Fornecer exemplo de aplicativo para suporte às atividades de gerenciamento de riscos em projetos.

Em que situação o tema é útil:

Em uma organização um programa de gerenciamento de riscos tem o objetivo de avaliar e controlar os riscos existentes e assim decidir como serão tratados. Desta forma, o uso de ferramental de apoio favorece o acúmulo de experiências, ajuste da organização no nível de maturidade próprio e, por conseguinte, adequação do respectivo processo de Gerência de Riscos, de acordo com as limitações organizacionais.

 

A Gerência de Riscos é uma disciplina bastante importante em ambientes de desenvolvimento de software, permitido aos gerentes e membros de equipes o alcance de seus objetivos na execução de um projeto, contribuindo para um melhor tratamento das ameaças e das oportunidades. Ao disponibilizar visões de suporte e favorecer o compartilhamento das informações geradas, o gerenciamento dos riscos permite uma melhor tomada de decisão.

Com base nessas premissas, foi idealizada a ferramenta mPRIME Tool (www.cin.ufpe.br/~suppera) que através de suas funcionalidades dá suporte à avaliação, tratamento e controle dos riscos em um ambiente organizacional. A problemática tratada inclui o gerenciamento dos riscos nas atividades organizacionais nos níveis operacional, tático e estratégico.

Visão Geral

A mPRIME Tool é uma ferramenta de gestão de riscos para ambientes de múltiplos projetos de desenvolvimento de software, desenvolvida como add-in para o Microsoft® Project, uma ferramenta já bastante difundida no ambiente de Gestão de Projetos. Sua definição teve por base estudos acadêmicos dentro do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn –UFPE).

  Utilizando componentes de inteligência artificial – ontologia (uma ontologia é uma visão simplificada de um domínio de conhecimento [Gruber 1995]) de riscos fundamentada na Taxonomia de Riscos (Taxonomy Risk-based) do Software Engineering Institute (SEI) – a mPRIME Tool auxilia na execução das atividades de identificação, monitoração e controle dos riscos.

O principal diferencial está na disponibilidade de funções que levantam situações de riscos, através de listas de verificação, facilitando a identificação de riscos de projetos e riscos entre projetos. Além disso, a mPRIME Tool é aderente ao Capability Maturity Model Integration (CMMI) [SEI 2001], pois suporta as fases definidas por este modelo através de funcionalidades para a área de processo de gerenciamento de riscos, contribuindo na qualidade do processo utilizado. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo