Ferramentas Case - Parte IV

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (7)  (0)

Veja nesta quarta etapa de ferramentas case o MS-Visio Enterprise Architect.

Caros leitores,

Dando continuidade a essa série de artigos sobre ferramentas CASE vamos falar sobre o MS-Visio Enterprise Architect.

Introdução

Antes da publicação desse artigo recebi alguns e-mails questionando se o Visio seria uma ferramenta CASE.

Ocorre que o Visio 2003 que é parte do Office é uma ferramenta de diagramação. O Visio com funcionalidades CASE é distribuído com o Visual Studio na versão Enterprise Architect. Por ora é a solução CASE da Microsoft para desenvolvedores Visual Studio.

São disponibilizadas no Visio a modelagem estruturada e a modelagem UML.

Visio Enterprise Architect

O Visio é conhecido pela sua abundância de diagramas e gráficos. Ele não é só uma ferramenta CASE, é um verdadeiro “canivete suíço”. Faz-se de tudo com esse software. Desde planta baixa de casas até diagramas causa-efeito, passando pelos tradicionais fluxogramas e organogramas. Veja abaixo os conjuntos de diagramas disponibilizados pelo Visio. (Fig. 01)

29-06pic01.JPG
Fig. 01 – Diagramas do Visio

Diagramas

Relacionados à Engenharia de Software o Visio disponibiliza dois conjuntos de diagramas: Database (Fig. 02) e Software (Fig. 03).

29-06pic02.JPG
Fig. 02

Note que no conjunto Database temos o ER Source Model que implementa um DER com notação IDEF1X além de outros diagramas interessantes.

No conjunto Software (Fig. 03) temos o Data Flow Diagram que implementa um DFD com notação de Gane-Sarson e o UML Model Diagram que implementa os principais diagramas UML.

29-06pic03.JPG
Fig. 03

Na figura 04 é possível observar os diagramas UML que o Visio disponibiliza com a possibilidade de gerar as classes para C#, VB e C++.

29-06pic04.JPG
Fig. 04

Scripts/Banco de Dados

No projeto estruturado é possível gerar scripts a partir de um DER para Access, SQL Server, Oracle e DB2 de forma nativa. Para os demais bancos de dados basta criar drives ODBC. É possível também realizar engenharia reversa com facilidade através de wizard.

No projeto UML o Viso não faz o mapeamento de classes para modelagem relacional.

Recursos

Há uma infinidade de recursos muito interessantes no Visio. A ferramenta oferece uma grande flexibilidade na geração dos diagramas com relação à edição.

Mas o recurso que gostaria de destacar está nos diagramas UML. O Visio gera código fonte baseado no diagrama de classes. O teste efetuado gerou um simples esqueleto das classes, mas algo que já possibilita uma orientação dos desenvolvedores e mantém a padronização do time.

Documentação

Como parte integrante do MS-Office, os relatórios do Viso são todos integráveis com o Word e possuem uma parametrização muito grande. É disponibilizado um relatório estatístico exibindo desde o número de tabelas até a quantidade de índices no projeto.

Conclusão

O diferencial do MS-Visio está nos recursos gráficos disponíveis. Com um mesmo software é possível gerar toda a documentação de análise do sistema, não se limitando somente aos diagramas.

Para saber mais

http://www.microsoft.com/office/visio/

Dúvidas dos leitores

Tenho recebido solicitações de leitores com indicações de mais comparativos e mais informações de análises de ferramentas CASE. Segue então uma lista de alguns links interessantes onde se pode achar um material nesse sentido.

Cayenne Software,Inc.

Bezant Object Technology

A wish list for a CASE tool

Rational Software Corporation

UML: What Does it all Mean?

CASE Tools as Organizational Change

Criteria for OO CASE Tools

Object-Oriented Analysis and Design Methods
LOCANA OO-CASE Tool

CASE / OPENSIDE Home Page

SES modeling and simulation tools

Objectime Developer Toolset

Project Technology - BridgePoint Case Tool

Cool Sterling Products

PLATINUM Products

Leia todos artigos da série

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?