De que se trata o artigo

Neste artigo apresentaremos uma relação de ferramentas que auxiliam no gerenciamento e execução das atividades de testes de software. Nesta lista destacamos a utilidade de cada uma destas ferramentas, bem como aprendemos a utilizá-las de uma maneira geral.

Para que serve

O artigo tem a intenção de colaborar para o aprendizado na utilização e na escolha de boas ferramentas que possam auxiliar o trabalho de profissionais de testes de software, tanto na execução e planejamento de testes quanto no gerenciamento de defeitos.

Em que situação o tema útil

O tema é útil para os profissionais de Testes de Software que necessitam automatizar a execução de parte de seus testes ou até mesmo apenas gerenciar de maneira mais controlada os defeitos abertos e os casos de testes escritos.

A atividade de testes de software é quase tão antiga quanto o desenvolvimento de sistemas em si. Desde seu surgimento, muito vem sendo discutido com relação à possibilidade de se utilizar ferramentas que facilitem o trabalho dos profissionais de testes. Estas ferramentas surgiram com o intuito de auxiliar tarefas como o planejamento de casos de testes, execução de testes, abertura de defeitos entre outros.

Neste artigo, pretende-se apresentar uma lista de ferramentas que foram consideradas algumas das mais utilizadas pelos analistas e engenheiros de testes. Seguindo este raciocínio, vamos ensinar, de forma objetiva, como utilizar tais ferramentas, a fim de conseguir mais tempo para executar os testes manuais, que demandam um trabalho mais complexo e focado por parte destes profissionais da área.

As áreas que possuem ferramentas conhecidas são muitas, dentre elas podemos citar, por exemplo: Testes Funcionais, de Performance, de Link e HTML, de Segurança, Gerenciamento de Testes, Gerenciamento de Requisitos e Bug Tracking (controle e abertura de defeitos). Este artigo vai apresentar basicamente alguns exemplos envolvendo gerenciamento, execução dos testes e controle de defeitos.

Gerenciamento de Testes

Algumas ferramentas existentes no mercado podem auxiliar em todo o processo de gerenciamento de testes. Este processo vai desde o cadastramento dos requisitos do projeto, até a criação e execução de Planos de Teste e Casos de Teste. No caso deste artigo, selecionamos apenas uma ferramenta free para que todos os profissionais pudessem ter acesso ao seu conteúdo e testar seu funcionamento.

A ferramenta analisada foi o TestLink. Entre suas possibilidades podemos citar: controle de conteúdo (requisitos e casos de teste) online, controle de execução e resultados de testes. O TestLink foi desenvolvido em linguagem PHP e nada mais é do que uma aplicação Web, que pode ser utilizada com o servidor que o projeto já utiliza, como por exemplo, o Apache, ou qualquer outro servidor de sua preferência.

Vamos aos primeiros passos para utilização desta ferramenta. Inicialmente, deve-se cadastrar usuários e perfis necessários para a utilização do sistema. A Figura 1 exibe uma das principais telas do sistema, onde o usuário poderá configurar senhas e perfis. O usuário deve se atentar ao fato de que quanto mais informações forem preenchidas, melhor será o cadastramento dos usuários e perfis. Outro fator importante é a língua. Se o usuário não deseja utilizar o sistema em Inglês (padrão da ferramenta), deve-se trocá-la já no cadastro, editando o valor da localização do usuário no campo Locale.

Figura 1. Tela Detalhes do Usuário.

Criados os usuários e perfis necessários, o administrador do sistema deverá cadastrar no mínimo um projeto para que todo conteúdo de testes seja administrado dentro deste projeto de testes. Podemos ver através da Figura 2 como se dá a criação de um novo projeto. É claro que o melhor é que seja criado um projeto de testes para cada projeto real, para que todas as informações fiquem seguras, bem divididas e, principalmente, para que apenas os usuários necessários tenham acesso ao conteúdo de cada projeto.

Figura 2. Tela de criação de Novo Projeto.

Como podemos constatar, deve-se preencher os campos Name e Related Notes com o título do Projeto de Testes e uma descrição básica de seu conteúdo, respectivamente. O terceiro campo, Enable Requirements, vai servir como um link entre o projeto e os requisitos que podem ser cadastrados ao longo do tempo na própria ferramenta.

Após a criação do projeto, ainda como administrador, deve-se criar uma baseline (ou build), um controlador de versões para todo o conteúdo do projeto. A Figura 3 mostra a tela de criação de uma baseline. Dentro desta mesma tela, pode-se acompanhar o significado dos atributos da baseline (Ativo/Inativo e Fechado/Aberto).

Um atributo é considerado:

  • Ativo/Inativo se a baseline está ou não disponível para a utilização do TestLink. Baseline ...
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