Por que eu devo ler este artigo:Lançado recentemente pela Embarcadero, o Delphi XE trouxe consigo várias ferramentas de terceiros do mercado. Neste artigo será abordada uma delas, o FinalBuilder. O FinalBuilder serve para facilitar o processo de distribuição dos builds de projeto, provendo toda a preparação do ambiente, agendando o build, realizando validações no seu projeto entre tantas outras funcionalidades. Em qualquer tipo de aplicação onde se deseja adicionar organização ao modo de compilação dos projetos. Grandes ou pequenas equipes podem tirar proveito destes recursos, presentes não só para o compilador do Delphi como para tantos outros.

O processo de build de um software pode variar de empresa para empresa. Contudo o build não se resume a apenas compilar um programa. Várias outras tarefas podem estar envolvidas no processo, tarefas essas que consomem tempo. O FinalBuilder permite automatizar essas tarefas e assim agilizar todo o processo.

Atenção

Esse artigo tem dois vídeos complementares

  • Clique aqui para ver o Primeiro Vídeo do Clube Delphi
  • Clique aqui para ver o Segundo Vídeo do Clube Delphi

Desenvolver softwares vai muito além de boas práticas, conhecer bem seu IDE, aproveitar seus recursos, saber analisar, corrigir, melhorar, prevenir entre tantas outras coisas. Sem contar os fatores extras que exigem que se tenha conhecimento sobre outras coisas não relacionadas necessariamente a desenvolvimento de software, como informações sobre Sistema Operacional, segurança e bancos de dados por exemplo. Desenvolver projetos é quase uma arte e certamente pode exigir muito trabalho e muito tempo. Para aumentar qualidade, produtividade, trabalho colaborativo e agilidade os desenvolvedores podem sempre optar por ferramentas ou recursos extras que podem fornecer uma “mãozinha” no desenvolvimento.

A nova versão do Delphi, chamada de XE, trouxe consigo muitas das melhores ferramentas do mercado “embutidas” no seu IDE. A ideia nesta nova versão é justamente esta, tornar seu ambiente ainda mais produtivo utilizando o conceito RAD com ferramentas que tornem seu trabalho mais ágil e com o máximo de qualidade possível.

Entre estas novidades da nova versão pode-se facilmente destacar o FinalBuilder (tema deste artigo), AQTime para realização de Profiling de código, Subversion para controle e versionamento de código-fonte e o CodeSite para Debugs altamente avançados. Além das novidades não relacionadas a ferramentas que tratam do suporte a mais nova onda tecnológica do momento: a computação nas nuvens, representada pela plataforma em nuvem da Microsoft, o Windows Azure.

O FinalBuilder como já dito anteriormente, é uma ferramenta que realiza o processo de build automatizado. Falando assim pode parecer um simples software que utiliza o compilador do Delphi em background para fazer um build de um projeto seu, porém, ele vai muito além desta funcionalidade.

Em um ambiente de desenvolvimento comum, este processo de gerar o build final do projeto (liberação da versão oficial) não costuma ser diário, mas sim, semanal, quinzenal ou até mesmo mensal, dependendo de alguns fatores, como a ocorrência de algum bug que tenha passado despercebido pelos casos de teste (o que muda o fluxo e faz com que se tenha a necessidade de liberação de uma versão mais rapidamente). Outro fator é a grande quantidade de modificações nos projetos, que principalmente para uma grande equipe é claro, é algo comum. E é aí que entra o FinalBuilder. Com ele é possível realizar uma compilação automática de todo o seu código-fonte e de qualquer projeto (não só desenvolvido em Delphi). Seria possível desenvolver um compilador automático utilizando o próprio compilador dcc32.exe (do Delphi) e passando instruções via linha de comando, através do prompt de comandos por exemplo, ou até mesmo desenvolvendo uma interface para isto, porém o limite seria apenas o compilador do Delphi, e é claro que um trabalho desses demanda muito tempo pra fazer apenas um pouco do que o FinalBuilder se propõe a fazer, e melhor, automaticamente.

Por que utilizar uma ferramenta de build automático?

Antes de conhecer o FinalBuilder é interessante justificar o porquê de se utilizar uma ferramenta como esta e quais benefícios ela pode oferecer a uma equipe de desenvolvedores e grandes projetos, ou até mesmo para casos de pequenas equipes com projetos menores.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo