Array
(
)

Acessando propriedades de componentes de outro form

Paulo Trajano
   - 20 set 2005

Pessoal, visto que estou iniciando em .Net (como muitos aqui), vou postar algumas dúvidas minhas aqui no fórum.

Como podemos acessar as propriedades de componentes visuais que estão em outros formulários? Partindo da idéia que já declaramos a unit na nossa cláusula uses.


Rjun
   - 20 set 2005

Não basta fazer a declaração. Lembre-se que tudo em .NET é objeto. Se o objeto não foi criado, não tem como voce acessar propriedades de outro objeto. Além disso, os componentes precisam ser declarados como públicos. Mas acessar componentes de outros forms não é uma boa ideia. Que tipo de coisa você está querendo fazer?


Paulo Trajano
   - 20 set 2005

Bem, a idéia era ligar os controles visuais aos componentes de acesso a dados que estão em outro form, onde estão centralizadas as regras de negócio. Pelo menos essa foi a solução que eu achei para não programar RAD. Será que eu fiquei na mesma?


Rjun
   - 20 set 2005

Componentes de acesso a dados??? Você está usando VCL.NET?


Paulo Trajano
   - 20 set 2005

Não, to usando .Net ´pura´. Não sei se falei certo, mas me refiro aos componentes BDP. Na verdade eu queria um exemplo bem prático de como separar as coisas em uma única aplicação. Estou começando a perceber que esses componentes não serão usados. Que vamos trabalhar como se trabalha com WebServices, sem a mínima possibilidade de se ligar componentes visuais a componentes de acesso a dados. Mas só preciso saber como, em que ordem. Estou pensando em coisa do tipo:

#Código

function GetDataSet: DataSet;


Será?


Rjun
   - 20 set 2005

Eu só usei Delphi uma vez, para uma aplicação em ASP.NET com SQL Server e evitei usar BDP. Não sei que banco você vai usar, mas se puder utilizar as classes do próprio Framework será bem melhor. Não existem componentes DataAware igual ao Delphi 32 bits. Você pode ligar os Edits ou TextBox com os DataSets através do DataBindings. Mas haverá momentos em que você vai fazer a ligação dos textbox na unha mesmo. fazendo a propriedade Text receber o valor do campo.

Acho que o ideal é vc ter uma classe para acesso a dados, e dentro dessa classe ter uma conexão BDPConnection com seu banco. Nela você cria os métodos para acessar o banco de dados atraves dos DataReaders e outros componentes. Procure artigos sobre DataSet´s e ADO.NET. São de suma importância para se mexer com acesso a banco de dados em .NET. No site MSDN há vários artigos. Recomendo uma boa olhada neles.