Administração de site

23/04/2008

0

eu já criei toda a infraestrutura de 1 site para a navegação do usuário, agora quero criar uma para quem for administrá-lo, para que possa fazer o cadastramento, geração de relatórios, etc.

1- onde devo colocar os web form´s dessa outra parte do projeto? todos juntos no mesmo lugar ou em lugares separados?

2- como devo chamar o web form de login do administrador para que ele possa entrar no sistema? porque se sabe que o asp.net exige como web form inicial somente arquivos com o nome default.aspx, index.htm, etc, quer dizer, o default.aspx já foi definido como sendo de uso geral, e aí, o que eu faço?

por enquanto é só isso, hehe, vou deixar as questões sobre segurança para depois, se alguém puder ajudar a me sanar essas dúvidas por enquanto, agradeço


D3v3l0p3r1

D3v3l0p3r1

Responder

Posts

24/04/2008

Groove

Essas perguntas são muito relativas teria q conhecer o seu projeto para saber o que fazer para que não haja retrabalho, tem projetos q vc pode colocar uma pasta como admin e colocar o recurso do mesmo lá, ou então apartir do login o sistema identifica como um admim e ´libera´ pra ele recursos q usuarios normais não tem, e pode existir outras maneiras de fazer isso basta pesquisar o q melhor se enquadra seu projeto e a questão da segurança ao meu ver seria uma das primeiras coisas a ser vista.
E a questão do do login do admin deve ser feita no mesmo local do login do usuario comum.

Valew

Tomara ter ajudado!!!


Responder

24/04/2008

D3v3l0p3r1

na verdade estou desenvolvendo um e-commerce no estilo americanas.com, portanto existe um menu que tem a opção de login, para que antes do usuário começar a colocar os produtos em seu carrinho de compras, ele tem que estar logado, portanto fiquei na dúvida se nessa tela de login, o admin poderia logar ali mesmo (dúvida essa já sanada por vc, obrigado), e a partir disso, dentro do meu menu.ascx, faço uma verificação que caso session(´user´)=´admin´, ele habilita as opções de menu de cadastro, consulta geral, relatórios, etc, que interessam ao admin, e caso session(´user´)<>´admin´, o sistema somente habilita as opções de um usuário comum, portanto fiz desse jeito, não sei se é a melhor forma de desenvolver isso, a forma mais segura, enfim, o que você acha disso?

quanto aos web form´s de cadastro, etc, joguei tudo dentro da mesma pasta (afinal tudo faz parte do mesmo projeto, não? rs), uma vez que um usuário comum só teria acesso a eles, caso fosse um administrador do sistema, portanto acho que não é necessário separá-los, certo?


Responder

17/06/2008

Luizitatiba

O ASP.NET já vem com recursos próprios de Segurança e Administração para WebSite, inclusive baseadas em Perfis e Regras, pesquise aqui mesmo no DevMedia Artigos sobre

MemberShipProvider

Segurança Asp.Net

Role Provider

e

no Caso de Menus baseado em Perfis

SqlSiteMapProvider (Onde Roles são as regras determinadas por você para cada usuário do MemberShipProvider e RoleProvider - pesquise sobre isso

QQ. duvida me retorne


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar