Array
(
)

ADO com firebird????

Rafael Gomes
   - 01 fev 2006

alguem ja usou!????
recomendam o uso???

consegui efetuar a conexao e o registro das fontes de dados ODBC via codigo, mas estou meio com pé atras pq nunca ouvi dizer da utilizacao ADO + firebird!!!!

antes que me perguntem, estou desenvolvendo um sistema para trabalhar com access e mysql, fica a criterio do usuario, e depende de suas necessidades, mas surgiu a necessidade do sistema trabalhar tbm com o firebird e por isso a minha pergunta ....

digam o que acham!!

abraços
conto com a colaboracao de todos!!


Sourcecode
   - 01 fev 2006

Amigo, se for trabalhar com múltiplos bancos de dados no mesmo sistema o ADO seria sim uma solução, mas já adianto, ele é bem mais lento que componentes nativos específicos pra firebird, não chega a ser algo que atrapalhe mas é mais lento. Você poderia também utilizar o driver UIB: http://www.progdigy.com/index.php é opensource e também permitiria o acesso a outros bancos de dados por se tratar de um driver dbExpress. O maior problema dessas soluções genéricas é trabalhar com funções específicas do banco como por exemplo no firebird o backup. Trabalhando com múltiplos bancos tem que ficar atento aos comandos sql, conferir sempre se todos os bancos permitem o script que você está escrevendo.


Rafael Gomes
   - 02 fev 2006

sobe!
Alguem mais?? :roll: