ADO, Udl e mysql ...

20/12/2005

0

bom pessoal é o seguinte ...
para que eu possa utilizar o mysql junto com o delphi 2005 eu faco o seguinte procedimento ...

instalar os drivers odbc
e logo apos configurar o odbc dentro do bde adminitrator ...

aqui mesmo no forum me indicaram o uso de udl, porem nao sei do que se trata nem como usar ...

gostaria de saber mais sobre o assunto e onde encontro maiores informacoes ... alem disso gostaria de saber se para distribuir minha aplicacao o bde tera que ser instalado nas makinas dos clientes e se atraves da udl eu consiguiria fazer todo processo de configuracao automaticamente ...

[]sss


Fernando_cunha

Fernando_cunha

Responder

Posts

20/12/2005

Marcio.theis

Para vc criar um arquivo UDL (Universal Data Link) basta vc criar um novo documento .txt mesmo, pode ser pelo bloco de notas, depois renomear para .UDL, estará criado o arquivo UDL. Agora de dois clique nele e ira abrir uma tela com algumas orelhas de opção, basta vc ir em: ´Provedor´ e selecionar o OleDb desejado, depois clique em avançar e configure conforme sua necessidade. Depois de configurado, vc pode ir no delphi, adicionar um ADOConnection e no ConnectionString colocar ´FILE NAME=suaUDL.udl´, visto que se vc deixar desta forma, o sistema ira requesitar que esteja a UDL no mesmo local onde estiver o seu .exe, e deixe o LoginPrompt como FALSE, e depois pode testar a conexão pelo Connected.
Para a distribuição nos clientes vc não iria precisar do BDE, visto que precisa somente ter atualizado o MDAC, que pode ser baixado a versão 2.8 do site da Microsoft.
A UDL no meu ver te da esta possibilidade de alterar entre um banco de dados e outro somente precisando acessá-la e configurar o OleDb para acessar outra base....
E ainda não precisaria instalar o ODBC, visto que somente precisa registar a DLL ´MyProv.dll´ que pode ser baixada neste [url=http://geocities.yahoo.com.br/padodaco/MyProv.zip]link[/url].

link sobre o assunto:

http://www.geocities.com/overond/delphi5.htm#_Toc483304712


Responder

20/12/2005

Fernando_cunha

certo amigo ...
porem eu preciso criar tbm tbm uma fonte de dados de usuario no bde ...
estou certo??

o odbc vem com algumas fontes de dados criados ..
mas para o mysql eu tenho que criar manualmente uma fonte de dados utilizando o driver mysql odbc 3.51 driver ...

esta correto???

como eu faco isso automaticamente???
da para fazer atraves do udl!???

[]s


Responder

20/12/2005

Fernando_cunha

:?:
up


Responder

20/12/2005

Fernando_cunha

:?:

up


Responder

21/12/2005

Marcio.theis

Se vc utilizar ODBC vc terá de criar, mas se usar OleDb não é preciso.
Me passa seu e-mail, se eu conseguir lhe envio um exemplo do funcionamento.


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

por favor, se puder me enviar ... eu agradeço!!
rafael@ellas.com.br

[]ss


Responder

21/12/2005

Marcio.theis

Lhe enviei um e-mail com um pequeno exemplo, caso não receba favor me avisar.


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

amigo agradeço a ajuda e o arquivo que voce me enviou .. mas esta dando um erro ..

segui todas as instrucoes ...

na hora de conectar ou de testar a conexao da um erro dizendo o seguinte ...

Erro na vinvulacao de dados microsoft

Falha no teste de conexao devido a um erro de inicializacao do provedor. Erro noa especificado

outra pergunta, esse esquema devera funcionar para qualquer sistema operacional da familia windows??

[]ss


Responder

21/12/2005

Marcio.theis

Sim, funciona em qualquer windows, baixe o MDAC 2.8 do site da microsoft e instale ele...


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

ai que esta o problema, nao consigo baixar!! ...
creio que o windows xp que estou utilizando é pirateado

onde posso baixar sem ser no site da microsoft ???

abraços


Responder

21/12/2005

Marcio.theis

Segue o link:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=6c050fe3-c795-4b7d-b037-185d0506396c&displaylang=pt-br


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

baixei, mas nao consigo instalar ...ele fala que nao é possivel atualizar o sistema ...

fala que

MDAC 2.8 RTM O é incompativel com esta versao do windows
todos os seus recursos atualmente fazem parte do window


[/img]


Responder

21/12/2005

Marcio.theis

A DLL vc conseguiu registrar ??? No caso na aba Provedor aparece ´MySQL.OLEDB Provider´ ?


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

sim meu amigo, registrei com sucesso a dll ...
mas mesmo assim continua dando o erro ... segundo informacoes do pessoal daqui o MDCA é necessario para versoes 98 95 do windows, sendo que o xp ao que me parece ja vem com esse suporte embutido ...

estava dando uma olhada no bde ...
voce sabe me dizer o que é fonte de dados do arquivo???


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

sera que o problema estaria relacionado com a versao do mysql, estou usando a versao 5.0


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar