AJUDA NA MODELAGEM

11/12/2015

0

Olá, tenho o seguinte caso a qual gostaria de ajuda:

-Tabela chama [produto] a qual possui uma outra tabela relacionada chamada [produto_preco], onde, eu informo o preço do produto de acordo com a idade do cliente.
-Tenho também os [produtos adicionais] que podem ou não compor no produto (cliente tem a opção de escolher os produtos adicionais), só que esse [produto_adicional]pode variar de acordo com a faixa de idade do cliente.

qual a melhor modelagem neste caso

abraços
Rodrigo Moura

Rodrigo Moura

Responder

Post mais votado

11/12/2015

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/378439-20151211-163644.png[/img]

> Um cliente tem um ( ou vários ) preços ( conforme a idade em seu cadastro e os múltiplos produtos disponíveis ).
> Um produto tem um ( ou vários ) preços ( justamente por conta das diversas idades possíveis ).
> Para determinar o preço unitário de um produto para determinado cliente, basta identificar o par de chaves válido ( em produto_preco ).
> Produto_Preco, é a tabela principal do modelo, pois relacionará as diversas combinações válidas de produto x idade.
> "Idade" é um atributo simples na tabela de "Clientes", que restringe todos os possíveis preços de um produto à idade correta.

Quanto a estrutura das tabelas, ficaria algo assim :

Produto
Coluna          Descrição                     Domínio            PK  FK
-------------- ------------------------------ ------------------ --- ---
ID             Código sequencial do produto   auto-incremento    sim não
DescProduto    Descrição do produto                              não não
:

Cliente
Coluna          Descrição                     Domínio            PK  FK
-------------- ------------------------------ ------------------ --- ---
ID             Código sequencial do produto   auto-incremento    sim não
Nome           Nome do cliente                                   não não
Idade          Idade do cliente                                  não não
:

Produto_Preco  
Coluna          Descrição                     Domínio            PK  FK
-------------- ------------------------------ ------------------ --- ---
ID_Produto     Código do produto              Produto.ID         sim sim
Idade          Idade                          Cliente.Idade      sim sim
Preço          Preço do produto naquela idade                    não não


Quanto aos produtos adicionais, não fica muito claro se eles são derivados de produto ( como um acessório ) ou são produtos independentes ( relacionado diretamente ao cliente ).

Se forem independentes, replique o mesmo modelo de relacionamento acima para [produto_adicional].

Se forem derivados de produto, que é o que faz mais sentido, relacione [produto_adicional] N : 1 [produto].

A questão do produto adicional variar de acordo com a faixa de idade, não entendi muito bem... Você quer dizer em relação ao preço do produto adicional ou simplesmente à sua existência para um determinado cliente ?

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

12/12/2015

Marilia Silva

Ta show Marcos.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar