Alterantiva ( Lazarus FreePascal )

15/06/2005

0

Muitos programadores Delphi ainda tem receio de migrar da plataforma Windows para Linux, muitas vezes pela falta de ferramentas que possam suprir as necessidades dos programas já desenvolvidos e até mesmo a insegurança quanto a uma nova IDE e sua estabilidade e compatibilidade com os mesmos.


O Lazarus possui tanto binários para Linux quanto para Windows, o que permite que um código gerado no Linux possa ser compilado no Windows e vice-versa, sem muitas alterações.


Apesar de precisar evoluir mais , vale da uma olhada no site de Downloads do Lazarus para linux , Win32 e outras plataformas: http://www.ca.freepascal.org/Lazarus/


Elter.teodoro

Elter.teodoro

Responder

Posts

15/06/2005

Kitsystem

Sim , o Lazarus esta sendo muito bem documentado e a Borland que se cuide que logo logo não só Kylix mas teremos um software para comparar tambem com o Delphi que esqueceu do Linux


Responder

16/06/2005

Elter.teodoro

Falta coisas importantes como :

CGi e componentes da paleta internet : internet : TPageProducer , TQueryTableProducer , TDataSetTableProducer , TWebDispatcher , TWebBrowser;
IBX
Mulit-camadas : Tecncologia Corba , TDataSet e TDataProvider
DBExpress.
Webservices,
paleta indy

coisas opcionais e intersantes :
Decision clube
QReport //Apesar de acharem ultrapassado mais seria importante para migracao
TFindDialog , TReplaceDialog



Seria legal que criassem as classes com mesmos do kylix/delphi , pois assim ajudaria a migracao .

Nos aqui no brasil poderiamos montar um grupo para ajudar a evolucao do lazarus , eu acho o projeto mais interessante que mono , .net , ate mesmo java , que apesar de ser muito legal , e muito complicado para projetos pequenos e medios.


Responder

16/06/2005

Weber

To nessa de montar uma equipe, poderiamos fazer um levantamento de pessoas interessadas.


Responder

16/06/2005

Elter.teodoro

meu e-mai e elter_teodoro@hotmail para MSN ,
ou elter.teodoro@bol.com.br .


Poderemos levantar pessoas interessadas e quais prioridades para lazarus se torna bem funcional .

Inclusive ja existe um programa razoavel para bom desenvolvido com lazarus seja em http://siages.solis.coop.br

Isto me animou muito pois , entrei nas lista do mono e java e nao vi programas comerciais disponiveis , do jeito que lazarus esta, ja e possivel desenvolver sistema.


Responder

17/06/2005

Alexsander

Falta coisas importantes como : CGi e componentes da paleta internet : internet : TPageProducer , TQueryTableProducer , TDataSetTableProducer , TWebDispatcher , TWebBrowser; IBX Mulit-camadas : Tecncologia Corba , TDataSet e TDataProvider DBExpress. Webservices, paleta indy


CGI? Acho que nem o Delphi era adequado para isso... não deve ser exatamente uma feature popular, provavelmente vai custar a aparecer no Lazarus - quem precisar que implemente, é o que dizem. Quanto ao IBX, se é o Interbase/Firebird, já existem componentes pra acessá-lo:

http://fblib.altervista.org/

Já existem TDataSet e componentes data-aware também. O DBExpress é da Borland, não sei se haveria interesse em criar um clone dele para o Lazarus, seria um ´elefante branco´; por enquanto cada banco de dados tem seus componentes. Já existem componentes para acessar vários bancos ´open source´, como MySQL, PostgreSQL, Firebird, SQL Lite, etc.

Indy:
http://indy4lazarus.sourceforge.net/

coisas opcionais e intersantes : Decision clube QReport //Apesar de acharem ultrapassado mais seria importante para migracao TFindDialog , TReplaceDialog


Acho bom darmos uma olhada no que precisa de ajuda mais urgente, antes de sairmos criando grupos para fazer coisas que já estão sendo feitas. O Lazarus já não é mais um mero ´clone´ do Delphi, ele já possui várias coisas que o Delphi não tem e sua característica multi-plataforma levou a eliminação de algumas coisas. Por exemplo, muitas propriedades ´Font´ não existem, não porque falta fazer, mas porque se definiu que quem vai controlar isso é o ambiente (Windows, KDE, Gnome, etc).

Além disso, vários componentes que não eram ´de fábrica´ no Delphi, ou que não existiam na CLX (e portanto no Kylix), estão incorporados ao Lazarus ´padrão´.

Ainda falta um bocado, mas agora não tem mais volta.

Alex


Responder

18/06/2005

Weber

Realmente a minha ideia não é sair criando ferramentas onde apenas uma pequena parte de programadores utilizam, como CGI por exemplo.

O ideial é montarmos um grupo para discutirmos o que não está funcionando direito na IDE e a partir dai ir melhorando tudo. E claro sempre com apoio da comunidade Lazarus internacional.


Responder

18/06/2005

Elter.teodoro

>>CGI? Acho que nem o Delphi era adequado para isso... não deve ser exatamente uma feature popular,
>>provavelmente vai custar a aparecer no Lazarus - quem precisar que implemente,

Fiz dois site em delphi e kylix usando cgi , eu pensei em usar php , mas descobri com delphi/kylix era muito melhor ,
creio que pessoal deveria utlizar mais kylix para fazer cgis , principalmente com apache em linux ,o desempenho e muito
bom , meu site ficou muito rapido comparado ao feito feito em asp ou ate php , nao desgradou o servidor .



>> é o que dizem.
>> Quanto ao IBX, se é o Interbase/Firebird, já existem componentes pra acessá-lo:

a paleta InterBase Admin faz falta , minha preocupaçao seria criar componente de padrao para o interbase.


>>Já existem TDataSet e componentes data-aware também. O DBExpress é da Borland,
>>não sei se haveria interesse em criar um clone dele para o Lazarus, seria um ´elefante branco´;
Uma vantagens dele e a indenpencia ao banco de dados , um clone seria legal.

>>por enquanto cada banco de dados tem seus componentes. Já existem componentes para acessar vários
>>bancos ´open source´, como MySQL, PostgreSQL, Firebird, SQL Lite, etc.

uma coisa ruim , seria legal algo padrao com e caso dbexpress para acessar varios banco de dados .


>>Indy: http://indy4lazarus.sourceforge.net/

Isto e muito bom , facilita a migraçao , creio que o lazarus tera um grande sucesso se possuir componentes
que facilitem a migração , ou seja um dos mal de um ferramenta e obrigatoridade de rescrever quase tudo.


>>Acho bom darmos uma olhada no que precisa de ajuda mais urgente, antes de sairmos
>>criando grupos para fazer coisas que já estão sendo feitas.
uma funçao do grupo e descutir urgentes pode ter um conhecimento da existencia outros nao sabem que
existe , um informara o outro , sozinho eu poço comecar e desenvolver oque ja existe .


>>O Lazarus já não é mais um mero ´clone´ do Delphi, ele já possui várias coisas que o
>>Delphi não tem e sua característica multi-plataforma levou a eliminação de algumas coisas.
Procupei de citar so coisas que estavam presente no kylix , creio o lazarus deve ser um clone
do kylix/Clx , que busca a multi-plataforma.Nao e defeito ser clone do delphi pois ele muito bom.


Citei o quickReport que sei muitos relatorios forma feito nele , pense no trabalho que seria reescrevo , tudo
bem que seja ultrapassado , mas o maior trabalho que escrever um sistema medio e grande sao o relatorio , com
tempo eles poderiam ser substituido , mas quando voce se com trabalhop de refazendo de imediato , tenho certeza que
muita gente desiste do projeto .O importante para lazarus dar certo e voce ver porgramas feito com ele o mais rapido
possivel , nao adianta ficar falando de ferramenta , se mostramos nada feito com ela.


Responder

18/06/2005

Elter.teodoro

>>Realmente a minha ideia não é sair criando ferramentas onde apenas >>uma pequena parte de programadores utilizam, como CGI por exemplo.

Aplicativos para internet hoje em dia e fundamental , nem citei a intraweb que seriam mais complicado de criar , o gci seriam um bom começo
espero que pessoal da intrweb crie algo .


>>O ideial é montarmos um grupo para discutirmos o que não está >>funcionando direito na IDE e a partir dai ir melhorando tudo. E claro >>sempre com apoio da comunidade Lazarus internacional.

O grupo e feito para descutir prioridades , tudo deve ser democratico e integrado com comunidade Lazarus internacional.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar