Aonde nós paramos? (desafio lógico)

19/03/2004

0

Também tenho uma charadinha procêis:

Você está numa cidade onde cada cidadão ou só fala a verdade, ou mente o tempo inteiro. Lá encontra dois habitantes, Juca e Joaquim. Juca diz a Joaquim: ´Ao menos um de nós é mentiroso.´. Com base nessa informações, Juca diz a verdade ou mente? E quanto a Joaquim? Explique a resposta.

Peloamordedeus, concordem com a minha resposta, pois tive que resolvê-la na prova de matemática ontem(e minha prof tb concorde):mrgreen:


Beppe

Beppe

Responder

Posts

19/03/2004

Otto

nao sei nao, se todos mentem, o guri ai pode ta mentindo.. o que me faz provar que ele ta dizendo a verdade??


Responder

19/03/2004

Henry

Por q na cidade um fala a verdade e um mente........


Responder

19/03/2004

Cebikyn

É lógico que ele fala a verdade... se ele estivesse mentindo, significaria que a afirmação de que ao menos um é mentiroso seria mentira, logo o significado real ficaria que ambos falam a verdade, mas isto é impossível, uma vez que ele estaria mentindo. Mas, depois que a minha prof de Cálculo afirmou que expressões deste tipo: ´3 > 5 <=> 4=5´ (lê-se: ´se três é maior que quatro então quatro é igual a cinco´) são verdadeiras, tudo pode acontecer...


Responder

19/03/2004

Beppe

É lógico que ele fala a verdade... se ele estivesse mentindo, significaria que a afirmação de que ao menos um é mentiroso seria mentira, logo o significado real ficaria que ambos falam a verdade, mas isto é impossível, uma vez que ele estaria mentindo. Mas, depois que a minha prof de Cálculo afirmou que expressões deste tipo: ´3 > 5 <=> 4=5´ (lê-se: ´se três é maior que quatro então quatro é igual a cinco´) são verdadeiras, tudo pode acontecer...


Mas 3 [b:c2549fb104]é[/b:c2549fb104] maior que 5, para todo 3 maior ou igual a 6!(ou alguma coisa assim :oops: )


Responder

19/03/2004

Cebikyn

Com certeza, depois de um encontro do Sede Zero [img:c6f60fdd62]http://www.guarany70ge.hpg.ig.com.br/ads/beer.gif[/img:c6f60fdd62], 3 deve ser maior que 6 para todo x pertencente a R (com y -> 0, é óbvio)...

Mas e a resposta que vc pôs, qual é :?:


Responder

19/03/2004

Beppe

Mas e a resposta que vc pôs, qual é :?:


Igual vc, só naum me lembro se eu escrevi que Joaquim era mentiroso(essa lei de Murphy é braba).

Se Juca tivesse mentindo, o que tornaria a afirmação uma contradição, nada podia-se dizer sobre Joaquim. Mas como Juca fala a verdade, Joaquim mente.

Mas agora to preocupado, será que esqueci de falar do Joaquim? :cry:


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar