Apelidos para colunas pesam na performance da execução de uma query?

13/07/2017

0

Senhores, tenho uma dúvida quanto a consultas em banco de dados:

Se por exemplo, tenho uma query que me traz o retorno de uma tabela qualquer:

select nomecarro, anocarro from carros


E por exemplo, essa consulta me retornasse diversos registros, ela teria alguma diferença em termos de performance da consulta abaixo?

select nomecarro as nome, anocarro as ano from carros


Obrigado :)
Robson Cavalcante

Robson Cavalcante

Responder

Post mais votado

13/07/2017

Bom dia Amigo.

Os apelidos não incluenciam diretamente em um query, pelo contrario, são inclusive uma boa pratica para utilizar.
Mas lembre-se caso vocês tenha que usar uma quantidade demasiada de apelidos, repense a sua query, e veja a possibilidade de subdividi-la em funções.

Abraço
Chiodini

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini
Responder

Mais Posts

17/07/2017

Robson Cavalcante

Cara, obrigadíssimo pela resposta!

Não tinha ideia se o apelido nas colunas pesava ou não na execução da query. Eu só não entendi esse comentário:

Mas lembre-se caso vocês tenha que usar uma quantidade demasiada de apelidos, repense a sua query, e veja a possibilidade de subdividi-la em funções.


Porque o uso de muitos apelidos seria ruim?
Responder

20/07/2017

Fernando Gaspar

Fala Robson, beleza?

Não que o uso de alias seja uma má prática, acredito que o amigo comentou sobre rever a query pelo fato de ser mais comum o uso do alias em querys que utilizam várias tabelas, nesse caso já é preciso observar o consumo da query se a sua preocupação é a performance.

Te aconselho da uma olhada nesse DevCast ele apresenta um recurso do SQL Server onde o foco é a performance.

[url:descricao=Plano de execução do SQL Server]https://www.devmedia.com.br/plano-de-execucao-do-sql-server/38091[/url]

Abraço.
Responder

20/07/2017

Robson Cavalcante

Obrigado Gaspar! Valeu pela ajuda :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar