Apelo Asp.NET Delphi 8

14/09/2004

0

De uns dias pra cá, decidi estudar asp.net utilizando o Delphi8. Tenho procurado vários assuntos na internet para tirar dúvidas sobre o assunto e o que encontro, ou melhor, quase não encontro, pouquíssimos artigos falando sobre essa nova tecnologia voltados para o Delphi.

Até hoje, consegui fazer uma aplicação que envia e-mails e agora estou tentando construir uma outra aplicação baseada em sockets para comunicação entre um aplicativo desktop servidor e uma outra aplicação cliente em asp.net.

Minhas dificuldades estão enormes para concluir esse projeto. Mas estou pesquisando e pesquisando.

A internet está lotada de material asp.net, mas quando perguntamos sobre asp.net ao google, ao yahoo, eles nos retornam 80¬ de artigos para C#, studio.net e tal, tal tal...

Outra coisa, não sei se é a minha versão do Delphi8, mas até os tópicos voltados para asp.net nele, não existe nenhum indicando como deveríamos fazer tal implementação daquela função usando a sintaxe em object pascal. Se bem, que é bem fácil ver o código em VB e transcrevê-lo para o delphi e que a nova onda .net nos permite isso.

No entanto, algumas coisas são implementadas de modo diferente para o delphi, como pude perceber nesse exemplo:

-> para instanciar uma variável do tipo ´MailMessage´, que será usada pelo SmtpMail para enviar um e-mail, foi fácil. Difícil foi implementar as propriedades pedidas pela variável do tipo MailMessage. Vejam só:

Em VB ela deveria ser implementada em certa parte assim:

Dim MyMessage As MailMessage = New MailMessage()
MyMessage.From = ´suporte@sourcex.com.br´
MyMessage.To = ´georgemaia@sourcex.com.br´


Por favor, prestem atenção como ficou no delphi
var
Mensagem : MailMessage;
begin
Mensagem := MailMessage.Create;
Mensagem.From := ´suporte@sourcex.com.br´;
Mensagem.&To := ´georgemaia@sourcex.com.br´;

Prestem um pouco de atenção ao ´&TO´, que indica o destino do e-mail a ser enviado.

Onde raios eu iria saber que a propriedade de uma variável do tipo MailMessage TO no delphi precisaria de um ´&´, ainda mais me baseando por exemplos em vb, c#, etc..?

Nós que somos estudantes precisamos de materiais da área para sabermos qual tecnologia adotar para trabalharmos. E é com grande satisfação que programo usando o Delphi desde a sua sexta versão e sempre, desenrolo os problemas que encontro usando a internet como fonte de pesquisa.

Então pessoal, fica aqui o meu apelo para escrevermos sobre o asp.net voltado para o delphi.

Ou terei que acreditar no papo de algum dos meus professores que o Delphi morreu e o futuro é o Java???

George Maia
João Pessoa - PB
http://www.sourcex.com.br


:arrow: [color=red:86f757defc]Título alterado pelo Moderador oTTo. [/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc][url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=16976]Saiba como obter resposta rápida..[/url][/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Leia sempre [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta.[/url][/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Use sempre o Link [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/search.php][img:86f757defc]http://delphiforum.icft.com.br/forum/templates/subSilver/images/icon_mini_search.gif[/img:86f757defc] Pesquisar[/url] no topo da Página.[/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Evite usar caixa alta nos títulos.[/color:86f757defc]


George Maia

George Maia

Responder

Posts

15/09/2004

Bon Jovi

É pq ´[b:994a3b45a7]to[/b:994a3b45a7]´ é uma palavra reservada do Pascal. E como as classes .Net sao da Microsoft, ela nao deu a mínima em se preocupar com linguagens que nao sejam dela, daí fez uma classe que tem uma propriedade com nome de uma palavra reservada do Pascal. E a Borland teve q se virar qdo fez o Delphi 8, colocando uma goiaba qualquer na frente pra driblar o problema.

Pra plataforma .Net eu aposto inteiramente no Visual Studio com C#, principalmente pra Internet (Asp.Net). E pra Win32 nativo continuo com Delphi 7.


Responder

15/09/2004

Beppe

[quote:a1a25a18e8=´George Maia´]Onde raios eu iria saber que a propriedade de uma variável do tipo MailMessage TO no delphi precisaria de um ´&´, ainda mais me baseando por exemplos em vb, c#, etc..?[/quote:a1a25a18e8]
Na documentação do Borland Delphi 8 for the Microsoft .NET Framework :!: :!: :!:
O primeiro lugar em que deveria procurar. Como quer aprender Delphi olhando no VB :?: :?: :?:

Se não me engano, em C, o símbolo @ tem o mesmo papel.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar