Aplicações em PHP | Iniciante

27/10/2015

0

PHP

Olá, comecei a estudar programação atualmente (lógica) e inicialmente estava pensando em estudar Delphi, inclusive assisti várias vídeo-aulas, mas, depois de fazer várias pesquisas, acabei sendo convencido a me direcionar para aplicações web, visto que me parece ser realmente a tendência, e ao mesmo tempo, qualquer equipamento com um navegador estaria apto a rodar a aplicação. Tudo que vi até agora me deixou seguro de que preciso estudar HTML5, CSS3, JavaScript, um Back-End e um banco de dados. Estou certo?

Sendo assim, gostaria de tirar três dúvidas:

1 – Estou bem inclinado ao PHP, mas não pretendo desenvolver sites, e sim aplicações mesmo. Com esta linguagem eu realmente poderei desenvolver um sistema bacana para uma empresa de pequeno ou médio porte?

2 – O meu cliente tendo acesso direto ao servidor poderá pegar o meu sistema e copiar todos os fontes? Pergunto, pois, se entendi bem, o PHP não é compilado... é isso mesmo? Minha intenção inicial seria de ter o servidor rodando localmente e não na web.

3 – Com PHP eu posso criar uma aplicação com algum tipo de licença? Ou seja, se eu resolver alugar o sistema, e o cliente parar de pagar, poderei bloqueá-lo?

Desculpe se minhas dúvidas são idiotas, mas, estou tentando minimizar os possíveis erros de percurso. Toda e qualquer dica será bem vinda.

Muito obrigado.

Marcelo.
Central Micro

Central Micro

Responder

Post mais votado

27/10/2015

Para a sua primeira pergunta a resposta é sim! Para projetos medios e pequenos é uma boa tecnologia e não deixa a deseja, mas desde que seja feito nos padrões.

Para a segunda e terceira pergunta vou deixar para quem tem mais experiencia.

Bons estudos.

Marcio Araujo

Marcio Araujo
Responder

Mais Posts

27/10/2015

Mauricio Padua

Rodar um sistema PHP em uma rede local, é possivel sim Central do Micro.
Responder

28/10/2015

Central Micro

Para a sua primeira pergunta a resposta é sim! Para projetos medios e pequenos é uma boa tecnologia e não deixa a deseja, mas desde que seja feito nos padrões.

Para a segunda e terceira pergunta vou deixar para quem tem mais experiencia.

Bons estudos.


Obrigado Marcio. E tenho bastante coisa para estudar mesmo. :D

Rodar um sistema PHP em uma rede local, é possivel sim Central do Micro.


Sim Mauricio, isso eu imaginava mesmo. Minha dúvida está em, estruturando desta forma, o quão meu sistema ficará vulnerável na mão de meu cliente? Mesmo assim obrigado.
Responder

28/10/2015

Wilian Cesar


Se seguir todos os padrões, MVC, POO e se preocupar com a parte de segurança e invasões podera desenvolver qualquer tipo de sistema para empresas pequenas, medias e até grandes(Facebook no começo era somente PHP).

2º e 3º Gostaria de saber também.
Responder

28/10/2015

Jothaz

Você poderia esclarecer, pois não entendi muito bem a pergunta inicialmente você afirma na abertura que "depois de fazer várias pesquisas, acabei sendo convencido a me direcionar para aplicações web" e que optou PHP e não pelo Delphi. E no item 1 você diz que "não pretendo desenvolver sites, e sim aplicações mesmo". Se entendi você pretende desenvolver aplicações gráfica (desktop) é isto ou seria websites locais?

2-Não existe nada 100% garantido, então a partir do momento que tudo vai ficar sob as "asas" do cliente pode ser mais fácil a cópia. Pelo que me lembre existem alguns softwares que fazer um citografia dos fonte: PHP LockIt, end Guard e PHP Obfuscator, então acho que vale uma pesquisada sobre este softwares. Mas quando se critografa algo pode ser que afete a performance e claro pode ser descriptografado.

3-Sinceramente nunca vi nada sobre o assunto, mas não sou um entusiasta do PHP então não posso dar um opinião como definitiva. Acredito que você possa criar um bd seu e criar um tabela com os cliente e um flag ativo e não ativo. Toda vez que for rodar você conecta a este bd (externo a rede do cliente) e verifica na tabela se o cliente esta ativo ou não. Se não estiver não deixa rodar. É só um rascunho de uma ideia, mas acho que pode funcionar.
Responder

28/10/2015

Marcio Araujo

Disponha.
Responder

28/10/2015

Central Micro

Você poderia esclarecer, pois não entendi muito bem a pergunta inicialmente você afirma na abertura que "depois de fazer várias pesquisas, acabei sendo convencido a me direcionar para aplicações web" e que optou PHP e não pelo Delphi. E no item 1 você diz que "não pretendo desenvolver sites, e sim aplicações mesmo". Se entendi você pretende desenvolver aplicações gráfica (desktop) é isto ou seria websites locais?

....


Obrigado Jothaz pela atenção e desculpe minha confusão na pergunta.

Minha intenção é desenvolver um sistema local, mas usando os navegadores como clientes e não aplicações gráficas... Assim poderei usar windows, linux ou android como estações de trabalho. Este conceito se chama Web application né?
Não desejo mais desenvolver em Delphi pela praticidade que me parece ser essas aplicações web, e também vejo que não é facil encontrar informações Delphi como outras linguagem, a não ser a antiga versão 7. Minha preocupação está em justamente se é possível fazer uma implementação segura do próprio servidor localmente, isso para não depender da internet...
Mas, como praticamente tudo hoje está migrando para nuvem, talvez eu possa estudar as vantagens dessa possibilidade também, ou seja, manter o servidor fora do parque de meu cliente.

Obrigado pelas outras respostas, vou procurar me informar depois sobre as ferramentas que vc sugeriu. Estou querendo ter uma melhor direção para eu poder mergulhar de cabeça na linguagem.
Responder

28/10/2015

Jothaz

Não sou fã de PHP, mas com ele é possível desenvolver aplicações robustas e seguras em um servidor remoto ou local. Aconselho utilizar PDO e MVC. A ideia de migrar para a nuvem é um caminho, mas no caso dependendo do cliente ele vai quer acesso a este ambiente também.
Vale lembrar que desenvolver para Web é mais complexo pois você deverá conhecer profundamente: html, css, javascript, talvez angularjs, jquery, bootstrap, o php e banco de dados.

Boa sorte e bons estudos.
Responder

29/10/2015

Central Micro

Obrigado Jothaz. Eu estou vendo que a bagagem de conhecimento deverá ser grande mesmo para seguir este caminho. Mas, isso a princípio não me assusta... o que mais tenho medo é de pegar o caminho errado e perder muito tempo.

Mas, me diga aí... Pq vc não é fã de PHP? Sua opinião é importante para mim. Que outra linguagem eu poderia optar e que eu pudesse rodar também em servidor linux?
Responder

29/10/2015

Jothaz

É uma questão de gosto pessoal, acho o PHP meio gambiarra e todos os projetos em PHP que peguei para migar o dar manutenção era tão mau projetados e implementados que não gosto nem de me lembrar. E junto com MySQL, outra gambiarra, gerar-se o caos.

Acho que por ser um linguagem simples muitos iniciantes o usam e como o PHP não é muito exigente permite que se crie um monte de gambiarra que funciona, mas quando é necessário dar manutenção fica impossível.
E já não tenho mais idade para ficar concatenando comando e HTML e aquelas strings montras. Fora a dificuldade de debugar.

Hoje não ponho a mão na massa, atuo mais como consultor ou analista de negócio, mas gosto de desenvolver, sempre procuro ficar atualizado e sempre que posso gosto de desenvolver. Mas prefiro .Net, Java, Ruby ou mesmo MEAN Stack.

Claro como o William disse se me pagarem bem programo em PHP sem problemas.

Acho que para começar você pode seguir este caminho, mas futuramente tente aprender outra linguagem também.

O importante é aprender a programar de preferência absorver o paradigma de orientação a objetos e padrões de projeto.
Responder

31/10/2015

Central Micro

Caro Jothaz, seus comentários foram de grande importância para mim. Muito obrigado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar