Arquivo de log grande

21/10/2014

0

Olá pessoal,

será que vocês podem me dar uma orientação?

Estou com um banco de dados no SQL Server 2008 e o arquivo de LOG do mesmo está com 17 GB e só aumentando, como eu posso limitar esse arquivo de log? Posso apagar?

obrigada
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

21/10/2014

Alex Lekao

Oi Mariana,

Esse eh um problema que eu ja debati varias vezes aqui no forum.

Sempre um e outro dao dicas e acabam sendo meio contraditorio.

Na pagina do Galvao ele explica sobre o arquivo de LOG(ldf) e como ele eh feito.

Apaga-lo nao sera possivel porque ele fica em uso, o que vc pode fazer eh diminui-lo para o tamanho origem dele(tamanho inicial).

O recurso para fazer isso eh o Shrink.

Tenho que dar uma procurada aqui nos comandos para passar, mas eh bom ter cuidado.

Da para fazer tambem pelo SSMS nas tarefas, tem uma opcao que eh diminuicao de arquivo, se nao estou enganado.

Abraco.
Responder

21/10/2014

Mariana Carvalho

Esse processo de diminuição terei possiveis prejuizos?
Responder

21/10/2014

Roniere Almeida

Olá pessoal, por interesse estarei acompanhando o post.

Alex, tem ideia de quanto tempo discutiu esse assunto, pra mim não é estranho, acho que já vi.
Responder

21/10/2014

Claudio Lopes

Não mariana, você não tem perdas, porém depois você pode implementar um backup de dados e também de log.
Responder

22/10/2014

Fabiano Carvalho

Se o log for tipo full altere-o para simple e rode o shrink em seguida mude para full novamente.
Caso queira restaurar algo do log depois do shrink não é mais possível só se tiver backup.
Responder

22/10/2014

João Françozo

Bom dia Mariana,

Começa a fazer os backup dos log para ter uma segurança maior, aqui no meu ambiente faço backup dos log a cada 10 minutos porque precisamos ter uma garantia se caso ocorrer um desastre.

Hoje minha estrutura é assim.

Tenho uma base de dados que tem um MDF de 5 GB principal.
Tenho 100 arquivos NDF de 5GB como secundário divido em 3 discos.
Tenho 5 arquivo LDF de 50 MB cada em dois discos.

Esse divisão de arquivos faço para manter a melhor performance possível e faço o gerenciamento de crescimento dos dados, caso precisar de mais espaço crio um arquivo novo NDF de 5GB.
Meus arquivos são limitados e não auto-cremento quando essa opção fica ativa perdemos performance porque temos que buscar informação em disco em varias partes, quando deixamos limitado o espaço do disco já é alocado.

Meus arquivos de LDF (log) fiz um estudo do crescimento do banco de dados a cheguei nesse quantidade de MB.
Quando cada arquivo de log encher faz um backup dos log, como isso tenho uma segurança ideial de dados, se eventual desastre perde apenas 50 MB de informação.

Espero ter ajudado.
Responder

22/10/2014

Alex Lekao

Oi Roniere,

Sao esses que abri que tem referencia com log e shirink. rsrsr

DBCC SHIRINKFILE
ARQUIVOS LDF MUITO GRANDES.
ARQUIVO DE LOG MUITO GRANDE.
ALGUMA FORMA DE LER O ARQUIVO DE LOG

Olá pessoal, por interesse estarei acompanhando o post.

Alex, tem ideia de quanto tempo discutiu esse assunto, pra mim não é estranho, acho que já vi.
Responder

22/10/2014

Mariana Carvalho

Obrigada "meninos", com essas informações fica mais facil de procurar detalhes.
Responder

22/10/2014

Alex Lekao

Disponha...

=D
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar