Array
(
)

Arquivos de banco de dados

Mariana Carvalho
   - 20 jul 2013

no sql server existem 3 tipos de arquivos, o mdf, ndf e ldf.
sei que são importantes com relação ao backup, alguem tem informações
de que maneira devemos fazer backup em situações diferente(POLITICA DE BACKUP).

Gabrielsimas
   - 20 jul 2013

Olá Mariana,

Com relação às 3 extensões:

ldf - LOG DATABASE FILE: Guarda toda a informação de LOG para posterior restore.
ndf - Secondary Database File - pode ser uma espécie de Espelho/Stripe, um arquivo que pode ser uma cópia do arquivo primário
mdf - Main Database File - é o arquivo inicial e principal. É composto por todos os objetos do Banco (Tabelas, Procedures e afins).

Com relação a informação, um link super simples sem muitas delongas sobre isso: http://kalanaonline.blogspot.com.br/2011/08/what-are-mdf-ndf-and-ldf.html

Com relação aos Backups:
Um dia de Backup/Restore utilizando MS SQL Server 2008 Management Studio: http://kb.eukhost.com/backup-and-restore-ms-sql-server-2008-database/

Backup do Arquivo de LOG do Banco - LDF:
Backup: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms179478.aspx
Restore: http://www.mssqltips.com/sqlservertutorial/111/how-to-restore-a-sql-server-transaction-log-backup/

Com estas informações você poderá compreender melhor a função destes 3 arquivos e poder traçar uma estratégia para backup e restore.

Forte Abraço. Quaisquer dúvidas, estamos aqui à disposição para te ajudar.

Gabriel Simas

Alex Lekao
   - 25 jul 2013

Ola Marina, boa tarde!!!

Com relacao a Politicos de Backup, vc precisa montar um plano de prevencao de desastres, alguns DBAs gostam desta expressao... rsrsrsr

Entao precisa avaliar o qto poderia impactar a perca de dados da empresa, e o tempo que poderia demorar na execucao de um backup full(completo) por exemplo.

Via de regra sao feitos backups full, intercalados por diferenciais e intercalando os diferencias com os de log.

Por exemplo, vc avalia se eh necessario um backup full todo dia, e no meio do dia um backup diferencial e, entre estes diferenciais os de log, com isso vc ira cobrir preticamente todos os momentos da empresa para uma recuperacao dos dados em caso de desastres.

isso pensando na hipotese de se poder ficar sem dados de algumas horas por exemplo.

um exemplo se uma empresa faz 3 vendas por hora, ela fica sem os dados de uma hora nao eh muito prejudicial, que ela ira conseguir levantar esses dados rapidamente, mas se ela faz 3 mil vendas por hora, eh mais complicado, e assim por diante.

aqui eu assumi o risco de fazer backup full, uma vez por dia a noite, para impactar diretamente do desempenho da empresa durante o dia e o nosso backup eh muito rapido, leva aproximadamente 2 minutos para fazer o backup de 5 bases das 5 lojas.

em empresas que as bases sao extremamente grandes, sao feitos backups full duas vezes por semana e nestes intervalos os diferenciais e nos intervalos os de logs.

Bom, espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao

Mariana Carvalho
   - 25 jul 2013

muito obrigada Gabriel pelas informações e links!!!

Mariana Carvalho
   - 25 jul 2013

Alex, era essa parte mais "administrativa" que estava procurando e tb a tecnica é claro, mas acho que depende muito da empresa.

um exemplo, se for com varias filias, vendas de produtos, é melhor ter um backup diferencial não é? ou não

Alex Lekao
   - 26 jul 2013

Oi Mariana, boa tarde!!!

Depende muito da empresa mesmo.

Normalmente o backup toma muito processamento e cria uma fila durante o processo, com isso o impacto de um backup full durante o especiente eh bem complexo.

Os diferenciais necessitam de backups full.

Suponhamos que a Base tenha 100 GB... fazer um backup deste tamanho pode demora, uma suposicao, 20 minutos, seriam 20 minutos de desempenho precario dentro da empresa, com isso seria mais interessante, fazer o backup full uma vez por dia ou duas vezes por semana se o tempo for maior, e neste intervalo fazer os diferenciais, mas tem que ser feito um backup full de tempos em tempos, ate mesmo pq se pensarmos em recuperacao, vc tera que ir recuperando ate o ultimo full, se nao me engano, imagine se vc tiver 20 diferenciais e apenas um full...

Agora acredito que seja isto, embora sempre trabalhei com base pequena e sempre faco backup full, nao faco backups diferenciais durante o dia, estou ainda em processo de planejamento... rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao

Gabrielsimas
   - 26 jul 2013


Citação:
muito obrigada Gabriel pelas informações e links!!!


Obrigado eu... o que precisar pode recorre a gente, estamos todos aqui para aprender e ajudar.

Forte Abraço.

Mariana Carvalho
   - 26 jul 2013

Alex, tem que ser bem pensado isso, mas se fosse eu, nessa base de 100GB eu faria o FULL apartir de 00:00
rsrsrs

Mariana Carvalho
   - 26 jul 2013


Citação:

Citação:
muito obrigada Gabriel pelas informações e links!!!


Obrigado eu... o que precisar pode recorre a gente, estamos todos aqui para aprender e ajudar.

Forte Abraço.


isso mesmo Gabriel.

Alex Lekao
   - 27 jul 2013

Oi Mariana, boa tarde!!!

Eh bem por ai mesmo, tem que ser avaliado este tipo de caso para fazer os backups, aqui na empresa nossa base eh muito pequena e mesmo assim fazemos o backup full todos os dias por volta das 11 horas da noite. e por volta da uma da manha eh feito a transferencia para outra area.

mas o esquema eh esse, fazer os backups e ter tudo sempre muito bem identificado e documentado para no momento de um "desastre" ser possivel fazer a recuparacao para o estado mais proximo possivel de onde deu o problema.

Abraco.

Alex - Lekao

Mariana Carvalho
   - 30 jul 2013

como assim transferencia para outra area?

Alex Lekao
   - 30 jul 2013

oi Mariana,

Eh uma rotina de copia(transferencia rsrsr) dos arquivos para outro servidor, um servidor local em nossa empresa, que eh feito outra copia depois pela manha para uma estacao, e nesta estacao fazemos as verificacoes se as copias ocorreram tudo normalmente.